O termo sustentabilidade está fazendo parte das nossas vidas cada vez mais. Os cuidados com a economia de fontes não renováveis ou o uso de materiais recicláveis são alguns exemplos. Esse conceito também está sendo incorporado às indústrias, assim, surgem as empresas que oferecem marcas sustentáveis de alimentos.
Precisamos começar a modificar a nossa forma de produzir e consumir, olhando para o produto de uma forma holística. Quanto a esse assunto, podemos entrar no conceito de food system que fala sobre olharmos para um produto visualizando não apenas ele em si, mas também compreendendo como ocorre toda a cadeia produtiva e como ele influencia os sistemas nos quais está inserido. O Food System considera a produção, o processamento, a distribuição, o consumo, o descarte e o desperdício.
Assim, antes de fazer uma compra ou lançar um produto no mercado, é preciso refletir e tomar boas decisões pensando no todo. Além disso, é uma característica que acaba destacando a sua indústria da concorrência.
Vamos agora conhecer mais sobre esse assunto e entender por que as marcas sustentáveis precisam fazer parte do seu novo conceito em marketing e vendas.
Para ser vista como uma marca sustentável, é preciso enxergá-la como um todo. Todas as práticas da empresa e dos colaboradores devem estar de acordo com os pilares da sustentabilidade. Veja abaixo algumas dicas de como tornar a sua marca sustentável.
Empresas costumam ser divididas em áreas, e as pessoas costumam ter opiniões diferentes sobre os assuntos. Isso aumenta o atrito entre os funcionários que trabalham em funções diferentes e torna mais difícil estabelecer bons relacionamentos.
Uma ótima maneira de melhorar isso é fazendo com que os setores interajam mais entre eles, promovendo atividades, workshops e discussões multidisciplinares, até porque quanto melhor esse relacionamento, melhor para a empresa.
Uma cultura que preza a inovação sustentável entende que os riscos são inerentes a qualquer mudança e os times se sentem mais dispostos a implementar soluções que trabalhem com os 3 pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico).
Quer ser uma empresa ambientalmente responsável? Uma das alternativas é apostar em embalagens recicláveis. Por exemplo, algumas empresas já investem em embalagens de papel ou mesmo retornáveis, como é o caso de algumas marcas de bebidas.
Caso você ainda não ofereça uma embalagem reciclável, já pode aplicar o conceito de logística reversa na sua empresa. Basicamente, estamos falando do reaproveitamento dos materiais e ingredientes utilizados nos seus produtos para fazer outros.
A Eurociclo é uma empresa que trabalha certificando embalagens de organizações que estão alinhadas na logística reversa. Ter um selo como esse nas embalagens da sua marca pode trazer muitos benefícios.
O plástico comum leva cerca de 450 anos para se decompor, ou seja, o material que você usa hoje estará presente no planeta por muitas e muitas gerações além da sua. Uma forma de contornar esse problema e também associar a marca de alimentos a um pensamento sustentável é usando embalagens biodegradáveis.
Diversas empresas brasileiras já fazem das embalagens biodegradáveis uma realidade. Muitos copos plásticos e, mais recentemente, canudos de plástico, estão sendo substituídos por suas versões em papel. Esse é o caso, por exemplo, da empresa Fulpel Group, que atua na área de food service há mais de 25 anos. Há universidades e startups criando embalagens a base de alimentos como a cana-de-açúcar, por exemplo.
E não é necessário ser um grande grupo financeiro para isso. No Rio de Janeiro, uma empresa chamada CBPack Tecnologia começou a trocar as bandejas de isopor e os copos de plástico por versões feitas com amido de mandioca.
Podemos considerar uma embalagem como biodegradável quando ela consegue ser decomposta pela ação de fungos e bactérias. Esses seres conseguem converter o material da embalagem em biomassa, água e dióxido de carbono. Assim, o período que a embalagem permanece no meio ambiente é bem menor.
Você observa como as pessoas olham para sua marca? Então, comece a pensar se os produtos oferecidos pela sua marca são ambientalmente sustentáveis. Essa é uma questão de extrema importância atualmente, pois nunca se falou tanto em acúmulo de lixo, especialmente nos mares.
Qualquer tipo de material que pode ser reaproveitado e é jogado fora é um tipo de desperdício. Também comprar insumos e utilizar apenas parte deles na produção dos alimentos da sua marca é uma forma de desperdício. Procure entender as perdas que existem na produção do seu produto e crie projetos que minimizem este impacto.
A economia circular já funciona muito bem em outros países e, aos poucos, está chegando ao Brasil. Aqui, já temos empresas que trabalham dessa forma, ou seja, elas conseguem devolver ao processo produtivo o que as fábricas consideram lixo. Esse conceito pode ser aplicado às mais diversas áreas da empresa, mas tem um papel fundamental na indústria alimentícia.
Para que você compreenda melhor sobre o papel da economia circular nesse setor, vamos dar o exemplo da Castanha do Brasil. Ela é coletada por comunidades locais e, logo em seguida, vai para o processo de prensagem a frio.
Daqui é possível extrair o óleo, muito utilizado na culinária e também em produtos de beleza, as cascas são utilizadas para adubar a terra para um novo plantio e o produto final, que a farinha, é altamente nutritivo, rico em ômega 6 e 9 e que serve de alimento para as comunidades.
De nada adianta que o presidente e o gerente da empresa queiram implantar uma marca sustentável se os colaboradores não compreendem o que isso quer dizer. Portanto, é preciso oferecer treinamentos sobre o assunto, para que todos estejam em plena sintonia com esse objetivo maior.
Esse tipo de treinamento também ajuda a perceber quem são as pessoas que estão de acordo com os valores da empresa. Isso pode ser essencial para o melhor desenvolvimento de projetos.
Sair de uma sala de reunião e deixar a luz ligada, beber água com copos descartáveis ou gastar litros e litros de água em apenas uma descarga. Essa é uma realidade da maioria das indústrias, mas, se você deseja oferecer para o mercado o nome de uma marca de alimentos sustentáveis, que tal também começar por dentro?
Uma boa maneira de fazer isso é oferecendo palestras e incentivando a participação das equipes em eventos sobre o assunto.
Uma ótima maneira de mostrar para as pessoas que a sua marca é sustentável, é incentivando práticas mais responsáveis aos seus consumidores por meio de ações e campanhas. Informe aos seus seguidores e clientes a importância desse conceito, pois, naturalmente, eles passarão a valorizar a sua iniciativa e, consequentemente, vão construir uma melhor imagem da sua marca.
Outro problema que está relacionado à sustentabilidade é o uso de agrotóxicos. Veja um pouco mais sobre a guerra que está sendo travada para reduzir o uso dessas substâncias!