O marketing de influência é uma prática cada vez mais comum nos dias atuais — podendo, inclusive, ser usado em diferentes setores, como o de alimentos.
Considerando o boom dos canais e perfis sobre gastronomia e alimentação, contar com um influenciador digital para fortalecer campanhas, associando seu nome à marcas que estão em busca de mais visibilidade, é algo benéfico para ambas as partes.
E você, o que sabe sobre o marketing de influência? Entende como ele pode ser usado com sucesso no setor de alimentos? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe!
O marketing de influência deixou de ser apenas uma aposta do mercado atual para se transformar em uma realidade lucrativa para várias empresas que estão conseguindo alcançar e conversar com o seu público-alvo de uma forma nunca vista anteriormente.
Isso acontece porque as ações desse tipo de marketing são focadas em personalidades de forte presença e relevância na internet — mais conhecidos como influenciadores —, com o objetivo de influenciar na decisão de compra do consumidor a favor da marca.
Essas ações e campanhas acontecem sobretudo nas redes sociais. Contudo, é comum que algumas marcas apostem em trazer essas celebridades da internet para os meios tradicionais, colhendo os benefícios da convergência desses canais.
Muitos gestores ainda acreditam que, para o sucesso de uma campanha de marketing de influência, basta escolher aquela personalidade com mais seguidores. Esse é um equívoco grave.
É fundamental estar atento ao perfil de cada influenciador, associando a sua marca somente àqueles que realmente contam com autoridade no assunto e se comunicam com o seu público-alvo.
Imagine o caso de um youtuber que publica conteúdos sobre alimentação saudável, por exemplo. Uma marca que fabrica produtos com taxas altas de gorduras e conservantes resolve fazer uma parceria com essa personalidade, que passa a promover a empresa em seus vídeos, mesmo indo contra aquilo que ela recomenda.
Percebendo isso, o público-alvo do youtuber não se convence do real valor da empresa e a ação não tem o efeito esperado, podendo, inclusive, originar polêmicas nas redes sociais.
Esse foi apenas um exemplo que mostra a importância de optar pelo influenciador adequado para as suas ações, já que a personalidade será responsável por associar a sua imagem a um produto ou marca. Sendo assim, na hora de contratar uma personalidade digital, é imprescindível considerar os seguintes aspectos:
Para o sucesso do marketing de influência no setor de alimentos, além de observar o tipo de audiência com a qual o influenciador se comunica, é fundamental se preparar quanto às possíveis objeções que possam surgir durante a campanha.
O seu público-alvo pode ter algum tipo de rejeição à personalidade escolhida ou é possível que não exista uma compatibilidade entre o conteúdo e a audiência.
Aqui, um erro comum por parte das empresas é deixar na mão de influenciadores que não conhecem tecnicamente o conteúdo dos alimentos que poderiam ser validados previamente por uma consultoria de nutrição.
Nesse sentido, é ideal já contar com todas essas informações de antemão, buscando a consultoria em alimentos para prevenção, e não apenas como forma de defesa a ser usada pelo time de relações públicas caso uma campanha gere alguma polêmica ou efeito adverso.
Dessa forma, é possível fechar uma ação com um influenciador com base no conhecimento prévio da consultoria em dinâmica do mercado e no que o público achar relevante.
Como você pode perceber, o sucesso do marketing de influência no setor alimentício depende diretamente da escolha do influenciador digital, que deve estar alinhado com as práticas e visões da empresa, além de passar credibilidade em suas campanhas.
E então, gostou do conteúdo que trouxemos neste post? Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto, não hesite em deixar o seu comentário abaixo!