Veja a importância de uma consultoria de estratégia em alimentos para se destacar no mercado

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Independentemente do tamanho ou do segmento, o objetivo de todo negócio é atingir bons resultados, concorda? Para isso, é preciso que o empreendimento se destaque no mercado, contando com diferenciais competitivos que o coloquem sempre um passo à frente da concorrência. 

Quando falamos em empresas do ramo de alimentos, isso não poderia ser diferente. É aí que entra a consultoria de estratégia em alimentos e nutrição (ou Food and Nutrition Consulting).

E você, já ouviu falar nesse tipo de consultoria e em como ela pode contribuir e alavancar sua empresa ou uma marca específica? Falaremos sobre isso neste artigo. Para entender por que os negócios do segmento devem ampliar seus diferenciais e como a estratégia pode ajudar, continue conosco!

Por que empresas de alimentos devem ampliar seus diferenciais?

Mesmo em meio à instabilidade econômica enfrentada nos últimos anos, não só pelo Brasil, como por diversos outros países, é possível afirmar que o setor de alimentos foi um dos poucos não afetados de modo crítico. Isso fez dele um mercado estável, tanto para quem quer empreender, quanto para quem já tem uma empresa e quer expandir os negócios.

Justamente por essa questão, fica claro que o setor é, também, altamente competitivo — e se destacar nesse segmento não é uma tarefa tão simples. É preciso contar com as melhores estratégias para que a marca consiga uma boa posição em meio a tantos concorrentes. Ter em mãos essas informações é, então, um diferencial competitivo necessário.

Com uma solução nesse sentido, cada vez mais entram em evidência as Food and Nutrition Consulting, que vêm crescendo exponencialmente em meio às empresas do setor no país. Mas o que são exatamente essas consultorias e como elas funcionam? Entenda, no próximo tópico.

O que é a Food and Nutrition Consulting?

A Food and Nutrition Consulting atua prestando serviços personalizados ao negócio, aconselhando-o na execução de seus projetos com estratégias, táticas, inovações e ações relevantes.

Trata-se da transferência do conhecimento técnico científico de quem tem muito a agregar para as empresas que desejam se destacar perante o mercado, otimizando seus processos e obtendo resultados ainda mais expressivos. Nela, são abordados os seguintes aspectos:

  • Entendimento global do mercado e recomendação de diretrizes customizadas para o negócio: saber tangibilizar o propósito da marca em produtos, bem como o que e de que forma comunicar para fortalecer sua empresa e seu portfólio;
  • Identificação de oportunidades em insights e inovação: conhecer quais são as oportunidades e tendências em alimentos e como colocar novas ideias em prática;
  • Desenvolvimento e suporte ao negócio e à comunicação: entender o que está acontecendo atualmente na sua categoria de alimentos e como revitalizar uma linha, além de se atualizar sobre tudo o que falam de assuntos como sódio, açúcar e gordura e o que é preciso adaptar em seus produtos;
  • Ativação: aprender a divulgar todo o diferencial da marca para os diferentes públicos e canais e oferecer conteúdos atuais, confiáveis e interessantes sobre seus produtos e alimentação no geral, que serão usados em redes sociais, site, eventos, material de PDV, entre outros.

Para ajudar você a entender ainda mais e de forma detalhada sobre como uma Food and Nutrition Consulting funciona, separamos cada um de seus pilares, abaixo. Acompanhe!

Estratégia em alimento

A Food and Nutrition Consulting esclarece todos os pontos de interrogação da empresa em relação a um tema. A partir daí, entendemos o caminho a percorrer para ajustar ou inovar nas formulações e ingredientes, até que seja atingida a excelência dos produtos presentes ou do futuro portfólio da marca.

Para isso, é feito um aprofundamento completo em um tema da alimentação ou categoria, um entendimento sobre o mercado, claims (promessas), ingredientes e quantidades, produtos e uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) em cada linha ou produto.

Conhecimento

Esse é um dos pontos mais importantes da consultoria. Isso porque a transferência de conhecimento e expertise é justamente um dos principais motivos pelos quais as empresas buscam esse tipo de serviço.

Os consultores, então, vão auxiliar a companhia na elaboração das metas do negócio, diretrizes, plano de ação e guias claros de produto para marketing e pesquisa e desenvolvimento. Além disso, é elaborada a análise e a arquitetura do portfólio ideal, comparando-o e levando em conta o da concorrência.

Para completar, esse trabalho abrange, também, os times de comunicação da empresa, trabalhando elementos como território da marca, criação de personas, discursos e mensagens. Ter em mãos todo esse conhecimento não só é contar com uma carta na manga, como significa obter diferenciais competitivos estratégicos.

Tendências

Food and Nutrition Consulting não somente traz à empresa as principais tendências do universo da alimentação, como também a auxilia a aplicá-las à realidade do negócio.

Nesse sentido, ela mostra em quais segmentos inovar e com que tipo de produto ela pode expandir o seu portfólio, além de como o público-alvo e o consumidor no geral perceberá essa nova ideia.

Caso a sua marca já tenha algumas ideias de produtos no papel, mas ainda não sabe exatamente como eles seriam na prática, também receberá um auxílio nesse sentido. Isso porque a consultoria pode trabalhar com conceitos, fazendo a ilustração, prototipagem, a degustação e a checagem com os consumidores.

Inovação 

A inovação é um dos mais importantes pilares da Food and Nutrition Consulting. Nos dias de hoje, para trazer o que há de melhor para o público e se destacar perante a concorrência, muitas empresas buscam inovar os seus produtos e serviços.

Contar com o auxílio de uma consultoria nesse sentido é um dos primeiros passos para isso se concretize. Uma vez apresentadas e aplicadas as principais tendências em alimentação ao cotidiano à realidade da marca, as empresas podem inovar com ingredientes substitutos, ingredientes tendência, produtos para atender novos públicos (como crianças), formulação ideal do ponto de vista de nutrição, entre outros aspectos. 

Conteúdo

Por fim, a consultoria trabalha com a criação de conteúdos ricos e relevantes, de modo a potencializar o relacionamento com o consumidor e, consequentemente, as vendas da empresa.

A empresa, então, aprenderá como gerar conteúdo para redes sociais, site, congressos, feiras, material de PDV (ponto de venda), road shows de vendas, entre outros — tudo isso com o conhecimento técnico necessário e com a linguagem adequada a cada público.

Aqui, são promovidas visitas a profissionais de saúde com conteúdo atual, customizado e interessante, relacionando a sua marca e os produtos do portfólio.

Há consultorias que contam, até mesmo, com uma cozinha completa, onde são desenvolvidas receitas únicas com o seu produto, bem como fotos e vídeos de qualidade superior para nutrir ainda mais os seus conteúdos e ampliar o uso dos produtos da marca.

Para terminar, é importante destacar que combinar o conhecimento em alimentos, inovação e consumidor faz toda a diferença na gestão de portfólio de uma marca. A expertise e as soluções apresentadas durante a consultoria, então, são fundamentais nesse contexto. 

A consultoria de estratégia em alimentos e nutrição ajuda os negócios a desenvolver visão de curto, médio e longo prazo, ações, conteúdos e inovações relevantes. Tudo isso com o objetivo de fortalecer a marca no mercado. Se você ainda não trouxe essa solução para dentro da sua empresa, chegou a hora de repensar essa atitude.

Para entender ainda mais sobre o papel da consultoria, entre em contato conosco! Nossa equipe estará pronta para conversar com você sobre os seus desafios!

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