A diversificação de produtos é uma estratégia comercial eficaz para ampliar as vendas de um negócio e fortalecer a sua presença dentro do mercado. Para uma empresa de alimentos, isso não poderia ser diferente. Aqui, no entanto, não basta apenas aumentar o portfólio com itens que, na verdade, podem não ser tão relevantes para o público-alvo. Para garantir um impacto positivo, é fundamental coletar informações e fazer um planejamento eficiente.
É pensando nisso que, neste artigo, falaremos um pouco sobre a diversificação de produtos e os benefícios proporcionados por esse movimento, quando bem consolidado. Por fim, você conhecerá alguns cases de sucesso de marcas que melhoraram sua retenção explorando novos mercados. Vamos lá?
A ampliação do portfólio por meio da diversificação de produtos é uma estratégia bastante inteligente. Trata-se de um processo que visa a expansão do alcance de mercado e da base de clientes, aumento de penetração e/ou de frequência de compra da marca.
É fundamental, no entanto, que as empresas de alimentos se antecipem quanto a essa estratégia, diminuindo o número de riscos associados à diversificação de produto. Aqui, buscar o auxílio de uma consultoria especializada é fundamental, ajudando a marca no entendimento daquilo que o público-alvo deseja e na projeção e/ou reformulação de produtos de acordo com seu objetivo nutricional e de mercado.
Na década de 60, por exemplo, com um número crescente de famílias comprando freezers, ela soube explorar a demanda por sorvetes e adquiriu as marcas Jopa (alemã) e Heudebert-Gervais (francesa) para capitalizar esse crescimento. Ela conseguiu também a marca de alimentos congelados Findus, do fabricante sueco Marabou, e aumentou a sua exposição nos mercados internacionais.
Até hoje, a Nestlé busca explorar novos mercados e compor seu porfólio, que inclui até então alimentos para bebês, água engarrafada, cereais diversos, chás, café, produtos de confeitaria, itens lácteos, sorvetes, alimentos para animais de estimação, entre outros.
A Sadia é uma marca brasileira que sempre se empenhou em diversificar os seus produtos e incrementar o seu portfólio. Uma das principais características da empresa é a criatividade para formular novidades que se tornam referências de mercado. Até 2008, antes de se unir com a Perdigão S.A e integrar a atual BRF, sua carteira incluía mais de 650 itens.
Foi nos anos 60 que a Sadia entrou no segmento de semiprontos e congelados, iniciando seus contratos para exportação de carnes. O principal produto da marca, até então, era o Peru Temperado Sadia. Com o sucesso, ela desenvolveu alimentos congelados diversos distribuídos basicamente em todo o Brasil.
Como foi possível perceber, a diversificação de produtos é uma alternativa que visa crescimento para as empresas de alimentos, permitindo que elas explorem novos mercados e aumentem sua margem de lucro quando há uma percepção clara de valor superior percebido pelo consumidor. Para garantir resultados positivos, lembre-se sempre de que a ação deve ser bem planejada muito antes de começar.
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