Se você atua no setor de alimentos, já deve saber que se destacar da concorrência e consolidar sua marca no mercado não são tarefas simples. Embora seja relativamente fácil criar produtos e disponibilizá-los, é preciso que eles caiam nas graças do público, o que não é possível sem uma boa estratégia.
Contar com bons insumos e aptidão para navegar pelo setor já não é suficiente para ter sucesso: se sobressair, atualmente, parte de um conjunto de fatores e atitudes que devem ser tomadas de maneira contínua para que a marca esteja sempre atualizada com movimentos e tendências que criam demandas cada vez mais específicas.
Ainda não sabe o que fazer? Siga a leitura e conheça os 4 principais segredos para se destacar da concorrência no setor alimentício e entenda o que pode ser feito para melhorar o seu posicionamento no mercado!
A escolha do segmento e das estratégias a serem seguidos são fatores importantes, porém, incapazes de sustentar a marca caso ela não tenha um propósito forte, uma justificativa real com uma mensagem a ser passada por meio dos produtos e serviços oferecidos.
Vale fazer pesquisas de mercado para criar uma estrutura funcional e construir a marca a partir daí. O crucial é que a empresa conte com uma missão e valores capazes de justificar sua existência e continuidade para além dos lucros financeiros, significando algo também para os consumidores.
Outro ponto importante para uma empresa se destacar da concorrência é saber com clareza o papel da marca na alimentação cotidiana das pessoas.
Ao optar por se lançar no setor de alimentos, a empresa assume para si uma grande responsabilidade, já que lida com a saúde de seus consumidores. Os produtos devem ser desenvolvidos para pessoas levando em consideração suas necessidades, expectativas e experiências, contando com uma boa estratégia nutricional.
Respeitar o consumidor é essencial em qualquer ramo de mercado. No setor de alimentos, em especial, esta necessidade se sobressai, grande parte em razão de se estar lidando com a saúde e bem-estar dos consumidores, e também porque eles estão cada vez mais bem informados e conscientizados sobre a importância de ingerir produtos saudáveis.
Por isso, é fundamental investir na oferta de produtos com formulação mais natural, preferencialmente com menos aditivos e conservantes, optar por rótulos claros e transparentes (“clean label”) e ser sempre claro quanto àquilo que está contido na sua embalagem ou prato: a honestidade deve vir em primeiro lugar.
Tão importante quanto ter uma mensagem de marca original e forte, é manter uma comunicação clara e de qualidade com os consumidores, deixando de apenas repetir o que outros já falaram ou mesmo recorrer ao universo “me too”.
Tanto os seus produtos e serviços quanto as suas campanhas devem ser honestos, chamativos e agradáveis, mostrando o quão eficientes eles são para sanarem uma dor ou problema do seu público-alvo – sempre com criatividade e originalidade.
Crie uma identidade visual que seja capaz de valorizar o alimento, prefira poucos (e verdadeiros) claims e lembre-se da máxima de que “menos é mais”.
Já deu pra perceber que alavancar a sua empresa e se destacar da concorrência no setor de alimentos não exige que se gaste rios de dinheiro, não é mesmo? Apostar em criatividade, ter cuidado com a gestão e ser sempre honesto tanto com os colaboradores quanto com os consumidores já é um passo e tanto para transmitir segurança e honestidade por parte da marca.
Agora que você já entendeu melhor os mais importantes segredos para se destacar da concorrência no setor de alimentos, quer conhecer 5 passos importantes para alcançar sucesso na área? Nós nos vemos no próximo post!