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Estrategia em Alimento

4 segredos para se destacar da concorrência no setor alimentício

Se você atua no setor de alimentos, já deve saber que se destacar da concorrência e consolidar sua marca no mercado não são tarefas simples. Embora seja relativamente fácil criar produtos e disponibilizá-los, é preciso que eles caiam nas graças do público, o que não é possível sem uma boa estratégia.

Contar com bons insumos e aptidão para navegar pelo setor já não é suficiente para ter sucesso: se sobressair, atualmente, parte de um conjunto de fatores e atitudes que devem ser tomadas de maneira contínua para que a marca esteja sempre atualizada com movimentos e tendências que criam demandas cada vez mais específicas.

Ainda não sabe o que fazer? Siga a leitura e conheça os 4 principais segredos para se destacar da concorrência no setor alimentício e entenda o que pode ser feito para melhorar o seu posicionamento no mercado!

1. Tenha um propósito forte

A escolha do segmento e das estratégias a serem seguidos são fatores importantes, porém, incapazes de sustentar a marca caso ela não tenha um propósito forte, uma justificativa real com uma mensagem a ser passada por meio dos produtos e serviços oferecidos.

Vale fazer pesquisas de mercado para criar uma estrutura funcional e construir a marca a partir daí. O crucial é que a empresa conte com uma missão e valores capazes de justificar sua existência e continuidade para além dos lucros financeiros, significando algo também para os consumidores.

2. Tenha uma boa estratégia nutricional dentro da companhia

Outro ponto importante para uma empresa se destacar da concorrência é saber com clareza o papel da marca na alimentação cotidiana das pessoas.

Ao optar por se lançar no setor de alimentos, a empresa assume para si uma grande responsabilidade, já que lida com a saúde de seus consumidores. Os produtos devem ser desenvolvidos para pessoas levando em consideração suas necessidades, expectativas e experiências, contando com uma boa estratégia nutricional.

3. Tenha respeito pelo consumidor

Respeitar o consumidor é essencial em qualquer ramo de mercado. No setor de alimentos, em especial, esta necessidade se sobressai, grande parte em razão de se estar lidando com a saúde e bem-estar dos consumidores, e também porque eles estão cada vez mais bem informados e conscientizados sobre a importância de ingerir produtos saudáveis.

Por isso, é fundamental investir na oferta de produtos com formulação mais natural, preferencialmente com menos aditivos e conservantes, optar por rótulos claros e transparentes (“clean label”) e ser sempre claro quanto àquilo que está contido na sua embalagem ou prato: a honestidade deve vir em primeiro lugar.

4. Mantenha uma comunicação original

Tão importante quanto ter uma mensagem de marca original e forte, é manter uma comunicação clara e de qualidade com os consumidores, deixando de apenas repetir o que outros já falaram ou mesmo recorrer ao universo “me too”.

Tanto os seus produtos e serviços quanto as suas campanhas devem ser honestos, chamativos e agradáveis, mostrando o quão eficientes eles são para sanarem uma dor ou problema do seu público-alvo – sempre com criatividade e originalidade.

Crie uma identidade visual que seja capaz de valorizar o alimento, prefira poucos (e verdadeiros) claims e lembre-se da máxima de que “menos é mais”.

Já deu pra perceber que alavancar a sua empresa e se destacar da concorrência no setor de alimentos não exige que se gaste rios de dinheiro, não é mesmo? Apostar em criatividade, ter cuidado com a gestão e ser sempre honesto tanto com os colaboradores quanto com os consumidores já é um passo e tanto para transmitir segurança e honestidade por parte da marca.

Agora que você já entendeu melhor os mais importantes segredos para se destacar da concorrência no setor de alimentos, quer conhecer 5 passos importantes para alcançar sucesso na área? Nós nos vemos no próximo post!