O termo food system, também conhecido como sistema alimentar, vem sendo cada vez mais recorrente nas pautas de discussão de temas como alimentação, nutrição, desenvolvimento econômico, saúde, agricultura, entre outros.
Esse olhar ampliado para a cadeia de alimentos tem sido muito importante para entender desde a produção até o descarte de uma forma circular, beneficiando consumidores, empresas e o meio ambiente, além de auxiliar nos debates de contextos políticos, sociais, ambientais e, principalmente, econômicos.
Sabendo do forte impacto desse sistema no mercado da alimentação, nada melhor que entendê-lo por completo. Por esse motivo, reunimos todas as informações para que você domine o básico sobre esse assunto. Continue acompanhando este post para conferir!
O food system diz respeito a todos os procedimentos envolvidos na alimentação das pessoas, ou seja, a produção, processamento, transporte, consumo de alimentos ou sua matéria prima, indo até o manejo de sobras e resíduos. Por cobrir diversos e complexos aspectos, como as formas de produção, a importação e a exportação de alimentos, por exemplo, ele também exerce impactos sociais, visto que a alimentação é uma necessidade básica de toda a população mundial
Temas como desperdício, impacto da produção de alimentos sobre o meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, saúde e bem-estar das populações também fazem parte do conjunto de considerações, atribuindo ao sistema alimentar mais um critério: o político.
Isso faz com que o food system se transforme em uma grande pauta que deve ser discutida e estudada entre governos, indústrias e demais representantes das partes comprometidas.
O food system pode ser dividido em duas categorias: a convencional e a alternativa. A distinção depende do tempo de vida útil do produto, desde a sua origem até a sua finalidade. Veja, a seguir, mais detalhes sobre as suas características e impactos na vida humana.
Essa categoria aborda os alimentos de produção em massa, cujo objetivo é o aumento da produtividade e variedade de forma eficaz, reduzindo custos. Por operarem em economia de escala, os sistemas alimentares convencionais têm forte impacto na agricultura. Por esse motivo, o uso de agrotóxicos, fertilizantes e outros químicos tem aumentado, a fim de atender a alta demanda e manter os custos baixos.
A metodologia alternativa abrange tudo aquilo que está fora do âmbito convencional, isto é, diz respeito à produção local, agroecológica e mais acessível, lógica aplicada à agricultura familiar e à orgânica, que contrasta com o padrão industrial.
Como nessa categoria todo o processamento e transporte envolve menos pessoas, a interação entre o consumidor e o produtor é maior, possibilitando uma comunicação mais próxima. Com isso, surgem os movimentos em busca da sustentabilidade, junto do aprimoramento e incrementação de práticas ecológicas e menos nocivas ao meio ambiente.
O crescimento dos sistemas alimentares alternativos tem sido apontado por estudiosos e especialistas como uma das ferramentas fundamentais para que seja possível alimentar com qualidade toda a população mundial em crescimento, sem que o meio ambiente seja prejudicado como tem sido ao longo das últimas décadas.
Com o aumento do uso da tecnologia nos meios de comunicação, vai se tornando mais fácil que o consumidor conheça a procedência daquilo que está ingerindo. Dessa maneira, produtores locais estão sendo cada vez mais valorizados, principalmente por conta da compreensão crescente da importância dos sistemas alimentares alternativos.
Como uma das consequências, a atenção em relação à saúde das populações e do meio ambiente é redobrada, desfavorecendo o negócio de empresas pouco engajadas em causas sociais e sustentáveis. Mas a mesma tecnologia também permite que os produtores acessem as insatisfações de seus consumidores de forma mais rápida, direta e interativa, conseguindo entender o que precisa ser mudado e se movimentar nesse sentido.
Algumas formas de fazer isso são a adoção de métodos mais sustentáveis de produção, que causam menor impacto ambiental, bem como a busca pelo aprimoramento dos processos no sentido de alcançar produtos finais mais saudáveis e naturalmente nutritivos. Extrapolando aspectos alimentares, a preocupação com questões sociais, como a desigualdade, fome e escravidão é também fundamental para a reputação de uma marca.
Entender todo esse complexo sistema alimentar é mais que importante para as empresas, pois só tem a acrescentar no seu negócio e objetivos de crescimento. Além disso, essa forma de olhar toda a cadeia alimentar é importante para renovar procedimentos não tão eficientes, garantindo maior qualidade aos produtos resultantes e, consequentemente, mais rentabilidade.
Confira, a seguir, os principais benefícios que a atenção ao food system oferece às redes industriais!
Alterando a forma de pensar e executar o negócio de alimentação é possível conquistar novas oportunidades benéficas para a marca, como outros parceiros, pontos de venda, meios de processamento ou transporte e, até mesmo, um aumento do alcance do público-alvo.
A chave para o sucesso de qualquer projeto é a inovação. Reestruturar os modelos de produção e serviços faz parte da ideia do sistema alimentar, a fim de adaptar, ainda mais, a empresa para as demandas sociais, políticas e econômicas mais emergentes do momento.
Os sistemas alimentares alternativos ainda não conseguem oferecer os melhores preços, em comparação aos convencionais. Ao incorporar a atenção com as pautas do food system, atendendo às demandas sociais, ambientais e preferências dos consumidores, é possível oferecer um maior custo-benefício, por meio de uma nova precificação.
Dessa maneira, por mais que a taxa de retorno desse investimento possa ser alta, a rentabilidade é ainda maior. Basta realizar um planejamento eficiente para que a empresa consiga desfrutar melhor dos benefícios de oferecer um produto saudável, barato e com baixo impacto socioambiental.
Como você viu, o objetivo da discussão sobre o food system é buscar novas formas de produção, processamento, distribuição, consumo e descarte de alimentos. Romper com a visão tradicional vem se tornando cada vez mais importante atualmente, pois, no fim das contas, todas as pessoas precisam de alimentos nutritivos e saudáveis, e do meio ambiente funcionando bem. Portanto, por que não oferecê-los da melhor forma possível?
Gostou deste conteúdo? Então entre em contato conosco para saber mais sobre assuntos como este!