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Estrategia em Alimento

O que é low-carb e quais segmentos de mercado ele abrange?

A procura pelo termo low-carb foi a que mais cresceu no Brasil, em 2017, nas pesquisas do Google. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 986%. Sem dúvida, essa dieta caiu no gosto dos brasileiros. Mas, afinal, você sabe o que é low-carb?

Em termos gerais, essa dieta propõe a redução da quantidade de carboidratos ingeridos. Isso significa que as pessoas adeptas dessa dieta reduzem ou passam a evitar pães, massas, arroz, e outras fontes principais de carboidratos.

Na verdade, o médico americano Robert Atkins lançou a dieta low-carb há mais de 50 anos, mas foi a partir do ano 2000 que ela estourou no Brasil. Quer saber por que ela continua a fazer tanto sucesso? Então, siga a leitura do post e descubra, também, como o mercado tem aproveitado essa onda.

O que é low-carb?

O termo em inglês remete a baixo teor (low) de carboidratos (carb, como abreviação de carbohydrate). De acordo com as recomendações de ingestão de nutrientes consolidadas, os carboidratos devem contribuir com 45% a 65% das calorias diárias consumidas. Em uma dieta low-carb, fala-se em um consumo em torno de 20% a 30% do nutriente em relação às calorias ingeridas diariamente, ou seja, uma redução considerável.

Porém, o carboidrato não é proibido, como muitas pessoas pensam. Essa dieta incentiva sua ingestão por meio de alimentos com maior teor de fibras e mais baixo índice glicêmico, por exemplo. Entre eles, legumes, verduras e leguminosas, em substituição aos cereais, farináceos refinados, fontes de açúcares simples e algumas frutas.

O principal objetivo de quem adota uma dieta com essa característica é alcançar uma perda de peso mais proeminente que, segundo os estudos disponíveis até o momento, acontece nos primeiros 6 a 12 meses com a adoção da dieta low-carb. 

Apesar de os mecanismos exatos da dieta low-carb ainda permanecerem em debate pela comunidade cientifica – assim como seu real índice de êxito e aplicabilidade em longo prazo – a hipótese principal é sua capacidade de reduzir os níveis de insulina, hormônio de ação anabólica que aumenta na presença de glicose na corrente sanguínea, para favorecer sua entrada nas células. Além disso, o perfil dos alimentos priorizados seria capaz de promover maior saciedade, evitando o consumo alimentar exagerado. Entretanto, uma série de controvérsias ainda ronda o tema.

Como o mercado de alimentos incorporou o low-carb?

De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor Internacional, o mercado de alimentação saudável no Brasil deve crescer, em média, 4,41% ao ano, até 2021. Para se ter uma ideia, o setor de bebidas e alimentos saudáveis movimentou cerca de R$93,6 bilhões em vendas no Brasil, em 2016.

Isso deixou o país o Brasil na 5ª posição do ranking dos países mais importantes para o setor. Esses números provam que essa é uma excelente área para investir. Por conta da percepção do público da dieta low-carb como promotora de perda de peso e saudabilidade (ainda que essa conclusão seja questionável), os produtos low-carb fazem parte desse segmento.

As gigantes do ramo da alimentação já deram os primeiros passos. A Kelloggs, por exemplo, lançou uma versão low-carb do Special K, o cereal mais vendido nos Estados Unidos. Até a Skol já aderiu à onde e passou a comercializar uma cerveja low-carb.

Mas nesse mercado também há espaço para os pequenos. Muitos empreendedores estão se dedicando a alimentos percebidos como mais saudáveis, sem abrir mão da experiência sensorial que eles podem proporcionar. São bons exemplos os pães e bolos feitos com farinha integral orgânica e menor teor total de carboidratos do que o normalmente encontrado. Há até quem se arrisque na fabricação de coxinha zero lactose sem farinha de trigo e, portanto, low-carb.

Enfim, esse tipo de dieta ganha cada vez mais adeptos, se tornando a atual “queridinha” do mundo fitness. Sendo assim, o mercado de alimentos se adaptou a esse novo hábito dos consumidores e, hoje, é possível encontrar vários tipos de produtos com redução de carboidratos.

Agora que você já sabe o que é low-carb e quais segmentos de mercado ele abrange, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, seu amigos também serão esclarecidos sobre essa dieta.