Tire 5 principais dúvidas sobre o posicionamento de marca

Ter um posicionamento forte, bem definido, além de contar com um bom produto já não são mais suficientes para que uma empresa se destaque no mercado. Especialmente no que diz respeito ao setor de alimentos, a marca deve criar uma estratégia de marketing honesta, criativa e contínua para se posicionar e sair à frente da concorrência.

Para tanto, deve desenvolver um planejamento de marketing, do qual faz parte o posicionamento de marca. É ele quem vai acompanhar o reconhecimento dela no mercado e auxiliar para que ela se mantenha sempre relevante.

Mesmo assim, muitas empresas ainda insistem em iniciar campanhas sem ter definida sequer a posição que querem chegar e como desejam ser reconhecidas pelos consumidores, deixando de aproveitar os benefícios de um marketing eficaz.

Mas, e você, será que realmente sabe o que é o posicionamento de marca e como ele funciona? Entenda como ele se aplica às marcas no setor de alimentos e conheça as melhores práticas para fazê-lo funcionar no seu negócio!

O posicionamento de marca

O posicionamento de marca pode ser entendido como o lugar reservado para uma marca na cabeça de seu público, sendo que as bem posicionadas tem suas principais características e vantagens evidenciadas na mente de seus consumidores.

A fim de tornar uma marca bem posicionada (ou seja, relevante), a empresa precisa reforçar as associações que o consumidor em potencial faz em relação a ela, preocupando-se com fatores como experiência do consumidor, navegabilidade de seu site, identidade visual e, até mesmo, trilha sonora no ponto de venda.

Se você vende maçãs, por exemplo, e deseja ser reconhecido pela qualidade e durabilidade do produto, deve planejar ações que reforcem essa vantagem de maneira objetiva e clara, para que o consumidor sempre relacione o produto com algo positivo.

Para que sua estratégia de posicionamento tenha sucesso, a marca deve defini-lo e também transmiti-lo claramente para todos que, de alguma forma, estejam envolvidos com seu funcionamento: fornecedores, colaboradores, consumidores e, até mesmo, concorrentes.

As 5 dúvidas sobre o posicionamento de marca para empresas do setor de alimentos

1. De que maneira o posicionamento de marca pode ajudar as empresas alimentícias?

O posicionamento de marca é bastante importante para que as empresas do setor de alimentos, além de identificarem-se corretamente (de acordo com seus objetivos, missão e valores), possam ampliar seu reconhecimento no mercado e ter a oportunidade de expandir.

Isso porque ele é capaz de transmitir ao público exatamente o motivo pelo qual vale a pena comprar seus produtos e serviços, ou mesmo por que compensa pagar um pouco a mais em troca de um propósito, conceito ou de uma performance superior.

2. O que é preciso para melhorar o posicionamento da minha marca?

Posicionar-se envolve, obrigatoriamente, fazer uma segmentação da marca, destacar produtos e serviços que estejam de acordo com o que mais busca o público-alvo e fazer uma comunicação de forma original com esses consumidores em potencial.

O primeiro passo para otimizar o posicionamento é definir onde você quer chegar com a marca: como deseja que ela seja reconhecida, quais as palavras e sentimentos que sua menção deve evocar no público e em que situações principais ela deve ser lembrada.

Em seguida, é preciso pensar, pelo menos, em como ficará o posicionamento específico (se há a necessidade de se evidenciar uma vantagem de seus produtos, como qualidade, preço etc) e seu posicionamento dentro do próprio setor de alimentos (em que categoria do setor de alimentos deseja se destacar).

3. Quais os valores, qual personalidade, quais benefícios funcionais e emocionais que devem ser trabalhados?

Para garantir que o posicionamento está sendo trabalhado da maneira correta, é necessário estar atento a alguns fatores de maneira contínua, deixando os seguintes pontos claros para os consumidores:

  • importância da marca: mostrar quais os benefícios e vantagens que ela oferece;

  • lucratividade: mostrar por que a proposta é financeiramente vantajosa (mesmo que custe um pouco mais que a média);

  • destaque: deixar claro que as propostas oferecidas são honestas e justas;

  • exclusividade: mostrar que empresa é a única capaz de oferecer uma experiência positiva, melhor que as demais disponíveis no mercado;

  • superioridade: mostrar que não há marca melhor;

  • acessibilidade: esclarecer que mesmo que haja uma variação de preço dos alimentos em relação à média do mercado, ela vale a pena e é acessível para o consumidor médio.

4. Para que serve o posicionamento de marca na prática?

Na prática, o posicionamento de marca é o responsável por consolidar ou não uma marca no mercado (sobretudo, no próprio setor, como o de alimentos), tornando a visão dos consumidores sobre a empresa a mais positiva possível.

Encontrar o posicionamento correto fará ainda com que a empresa seja lembrada e que o consumidor sempre coloque-a em primeiro plano ao pensar em marcas de uma mesma categoria. É essencial para auxiliar no crescimento e repercussão do negócio.

5. Quais as melhores práticas para colocar o posicionamento na rua?

O primeiro passo para fazer um bom posicionamento de marca é encontrar aquele que case bem com os objetivos da empresa, já que ele pode assumir diversas formas. O estudo deve ser feito caso a caso, para que se defina uma estratégia interessante a ser seguida.

Ao selecionar seu mercado e definir uma segmentação dentro dele, você poderá estudar a fundo o comportamento dos seus consumidores e descobrir qual aspecto diferencia a sua marca das demais, criando um plano de posicionamento a partir disso.

 

Agora que você já sabe o que é o posicionamento de marca e como ele funciona, que tal conferir nossos 5 passos para alcançar o sucesso no setor de alimentos?




ONDE ESTAMOS

Informações

RGNutri

Rua Professor José Benedito de Camargo, 74
Vila Nova Conceição, São Paulo - SP, 04544-010

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.