Apresentar os alimentos fabricados em sua essência para o público externo e interno: esse é um dos principais motivos para contar com um bom portfólio de produtos. Por meio dele, é possível criar um excelente diferencial de vendas, garantindo mais profissionalismo e organização à marca, além de mais clareza e confiança para o consumidor.
Para a criação desse portfólio, o auxilio de uma consultoria especializada se faz essencial. Isso porque ela trabalhará aspectos que vão muito além da simples descrição dos produtos, como práticas de branding e outras estratégias que farão dessa ferramenta relevante no mercado. Para entender melhor sobre o tema e saber como isso é possível, continue conosco na leitura do post!
De maneira geral, temos como portfólio o conjunto de trabalhos realizados por um profissional ou por uma organização, de modo a mostrar ao público-alvo suas principais características e diferenciais. No caso das empresas de alimentos, essa ferramenta é um registro muito importante, pois apresenta ao consumidor tudo aquilo que a marca produz, bem como a composição, valor nutricional e singularidades de cada item.
Tudo deve ser pensado e exposto de forma atraente ao público-alvo. Um bom portfólio de produtos, além de imagens e textos bem trabalhados, precisa ser criado de forma a valorizar esses itens, mostrando aos consumidores por que tais alimentos devem fazer parte de sua mesa. Isso garantirá a confiança necessária para que eles tomem a decisão de compra.
Uma forma possível de portfólio é separar os itens produzidos pela marca por categoria (como “pães”, “biscoitos”, “bebidas” etc) e, ao selecionar uma, o consumidor é redirecionado para uma página que contém a imagem e descrição de cada produto, bem como sua disponibilidade — ou seja, em quais países é comercializado — e diferenciais.
É preciso entender que, para a criação de um portfólio de produtos eficiente, é indispensável investir em expertise e qualidade.
Nesse sentido, a contratação de uma consultoria especializada em alimentos entrará com o conhecimento teórico e prático para garantir que a marca e seus alimentos sejam devidamente valorizados. Afinal de contas, essa ferramenta é também uma porta de entrada para novos consumidores, além de ser relevante para manter os clientes ativos.
Uma consultoria especializada tem como papel prestar serviços customizados e adaptados a cada marca, aconselhando-as na execução de seus projetos — como a criação e gestão de um portfólio de produtos — por meio de ações que envolvem conhecimento, inovação e transparência.
O conhecimento técnico-científico dos consultores tem muito a agregar às empresas de alimentos que desejam se destacar em meio a um mercado marcado pela competitividade e pelos novos hábitos de consumo do público, que exigem clareza de informações e um relacionamento mais próximo com a marca que escolhem para compor a sua alimentação.
A seguir, reunimos as principais maneiras nas quais a consultoria pode auxiliar a sua empresa na construção de um portfólio.
O portfólio de produtos deve ser visto e compreendido como algo estratégico. Desse modo, é fundamental organizá-lo de modo em que ele cumpra com seu propósito de gerar melhores resultados.
Muito além de listar os alimentos produzidos, é crucial analisar a situação do mercado, contextualizando a participação e relevância da empresa, o que permite avaliar em qual direção as táticas devem seguir.
Em outras palavras, a consultoria entrará com sua expertise sobre o mercado e a recomendação de diretrizes customizadas para o negócio. Aqui, até mesmo as mudanças de comportamento do público, como já mencionamos, devem ser consideradas.
Um exemplo interessante é o que ocorreu com a empresa de chocolates Pan, ativa desde 1935. A marca se popularizou entre as décadas de 70 e 90 por comercializar os famosos “cigarrinhos” de chocolate. Na época, a visão da população era outra, já que as campanhas sobre as consequências do fumo à saúde não eram tão evoluídas como hoje. Assim, poucos se importavam se o produto pudesse, ainda que subliminarmente, promover a ação do fumo entre crianças e jovens.
Com a ascensão de ações que apresentam os malefícios do cigarro, desde 1996, a Pan mudou o nome do produto em seu portfólio para “rolinhos” de chocolate.
A consultoria também ajuda a esclarecer todos os questionamentos da empresa durante a construção do portfólio de produtos, entendendo qual é o melhor caminho para atingir a excelência: como inovar nas formulações e ingredientes, como adotar uma rotulagem mais clara e clean etc. Tudo isso pode ser feito por meio de uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de cada linha ou item.
De quais maneiras os alimentos da sua empresa se diferenciam dos oferecidos pela concorrência? Como isso pode ser transparecido no portfólio? É justamente para responder tais questionamentos que surgem as práticas de branding executadas pela consultoria especializada, ajudando a criar um propósito de valor para a marca.
Toda empresa tem (e, se não tiver, deve providenciar o quanto antes) uma missão. Aqui, não estamos falando dos objetivos óbvios — suprir a demanda do mercado e lucrar —, mas sim de algo mais profundo, capaz de trazer transformação à vida do consumidor.
Para a criação de um bom portfólio de produtos, a consultoria trabalha junto à empresa para definir qual impacto esses itens trarão para a vida das pessoas, e é justamente esse um dos principais combustíveis para traçar estratégias de sucesso.
Mais uma vez, as tendências de mercado entram como excelentes aliadas. Nos dias de hoje, as estratégias de branding estão mais voltadas à aproximação com o cliente (visto que é isso que ele busca), bem como à valorização da saúde e à responsabilidade social. Se as empresas não se adequam a essas transformações, transmitindo-as em seu portfólio, correm o risco de ficarem ultrapassadas.
Até mesmo grandes cadeias de fast food, como McDonald’s e Burger King, seguiram os caminhos dessa adaptação para fortalecer o branding. Além de investirem em ações sociais, elas passaram a incluir em seus portfólios a transparência quanto à composição de seus lanches e ingredientes adaptados para melhorar o perfil nutricional dos produtos oferecidos. Esse é o caso dos sanduíches vegetarianos, da inclusão de maçãs nos famosos kits para crianças etc.
Além de auxiliar na criação de um portfólio de produtos, a consultoria especializada em alimentos tem um papel importante quanto à gestão dessa ferramenta. Os consultores auxiliarão na arquitetura do portfólio ideal, identificando aqueles itens que são o “porto seguro” da marca, além daqueles que tem potencial para evolução, os que demandam investimentos em melhorias e até mesmo os que devem ser reformulados.
Outra missão da consultoria nesse contexto é manter o portfólio atualizado e diversificado, algo que também deve ser feito por meio de análises de mercado e estudos de tendências, dados e métricas.
Além da diversificação de produtos, é igualmente interessante aproveitar as oportunidades que a ferramenta tem para gerar vendas por meio dessa gestão, apostando em sua integração com as redes sociais da marca e aproximando os valores da marca ao cliente.
O aprimoramento do perfil nutricional dos alimentos seguindo as tendências de mercado é também um ponto forte da consultoria especializada. Com seu conhecimento, ela poderá gerenciar o portfólio pensando em processos, ingredientes e estratégias que não só contribuem com a educação alimentar do consumidor, como também que caiam no seu gosto e chamem a sua atenção.
Exemplos importantes aqui incluem a rotulagem mais clara e com linguagem acessível — apostando também em recursos que estão em alta ultimamente, como storytelling e design clean —, além da diminuição de substâncias que, em excesso, fazem mal à saúde do consumidor, como sódio, gorduras saturadas etc.
Pronto! Agora você já sabe o que é um portfólio de produtos, como ele é importante para a sua empresa de alimentos e de quais maneiras a contratação de uma consultoria especializada é fundamental para traçar uma estratégia completa.
Gostou das informações que reunimos no post? Aproveite sua visita no blog para entrar em contato conosco agora mesmo e criar um portfólio de produtos ideal para seu negócio!