BLOG

Estrategia em Alimento

Embalagens em braile: uma forma de expandir a acessibilidade na alimentação

Felizmente, a acessibilidade tem se tornado um assunto em alta nos últimos anos. A influência dos movimentos sociais levou a um aumento na preocupação com os direitos das minorias, das pessoas em situação de vulnerabilidade e com deficiência, incluindo as que apresentam deficiência visual. Por isso, surgiram as embalagens em braile, uma alternativa muito desejável e interessante!

Quer saber um pouco mais sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto de produtos alimentícios? Continue a leitura e tire suas dúvidas, esclareça seus principais usos, vantagens e exemplos de grandes marcas que já deram esse primeiro passo em busca de um consumo inclusivo e consciente. Boa leitura!

Quais são os maiores problemas de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual?

As pessoas com deficiência visual podem passar por muitas dificuldades em seu dia a dia. Boa parte desses desafios estão relacionados com a falta de políticas públicas (ou até mesmo por parte de empresários da iniciativa privada) para garantir a acessibilidade a esse grupo.

Dentre as adversidades enfrentadas por eles, podemos citar a dificuldade para se locomover nas ruas, os problemas para lidar com a tecnologia e também, é claro, os desafios enfrentados nas compras do dia a dia, já que a grande maioria das embalagens não está adaptada para esses indivíduos.

O Ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, já determinou a obrigatoriedade da presença de informações em braile nas embalagens de medicamentos. No setor de alimentos, no entanto, isso ainda não é obrigatório. Portanto, cabe aos empresários investir voluntariamente em estratégias para implementar essas inovações.

Como investir em embalagens em braile pode ser benéfico?

Já que não há, no mercado, muitas embalagens voltadas para pessoas com deficiência visual, que tal nos preocuparmos com esse tipo de estratégia? Essa atitude promove a qualidade de vida e ajuda na inclusão e na autonomia de milhares de pessoas, e, de quebra, pode ser vantajosa comercialmente. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios:

Possibilita a inclusão social

Pessoas com qualquer tipo de deficiência vivem à margem da sociedade e passam, diariamente, por inúmeros desafios que podem ter impactos negativos em sua qualidade de vida. Com atitudes simples, como a inclusão do braile nas embalagens, é possível melhorar esse quadro consideravelmente.

Traz mais autonomia para o consumidor

Imagine andar em um mercado sem conseguir ver o que está sendo comprado? Essa é a realidade de milhares de pessoas em todo o mundo e que faz, infelizmente, com que esses indivíduos fiquem reclusos e abram mão do prazer de ir às compras. Com as embalagens inclusivas, essas pessoas pode participar de uma atividade relativamente simples para todos nós, garantindo sua autonomia.

Reforça o posicionamento da marca

O papel de uma marca é mostrar ao seu consumidor, seja ele o público alvo de determinada estratégia ou não, quais são os seus valores. Por isso, investir em políticas de inclusão permite evidenciar aos compradores que essa é uma marca preocupada com o bem-estar e com a qualidade de vida de todos aqueles que consomem seus produtos.

Demonstra a preocupação com a transparência

Outra consequência do investimento da inclusão de braile nas embalagens é mostrar comprometimento com a transparência nas informações. Embalagens pensadas para os consumidores são aquelas que têm todas as informações sempre à vista. No caso das pessoas com deficiência visual, o braile mostra que a marca não tem nada a esconder.

Evidencia a consciência social da empresa

Além de uma intensa preocupação com o consumidor e com a transparência das informações contidas na embalagem, esse tipo de atitude demonstra uma grande consciência social por parte da empresa. Isso faz com que a marca seja reconhecida e recompensada por meio de um maior engajamento de seus consumidores.

Quais são as grandes marcas que já utilizam embalagens em braile?

Agora, chegou o momento de conferirmos algumas marcas que já utilizam, há um certo tempo, o braile em suas embalagens. Pioneiras e visionárias, essas marcas servem de inspiração para qualquer empresário que tenha um verdadeiro comprometimento com seus consumidores.

Melita

Famosa pelo delicioso café, a marca Melita também demonstrou uma preocupação com seus consumidores que vivem com a deficiência visual. Por isso, incluiu em suas embalagens informações que podem ser interpretadas por esses indivíduos durante as suas compras.

Sadia

A Sadia também foi uma das pioneiras na utilização do braile em embalagens. A marca as utiliza desde o ano 2000 e tal estratégia foi implementada por conta da recomendação de um dos funcionários da empresa.

Como promover a inclusão nas embalagens dos alimentos?

Estamos chegando ao fim de nossa conversa! Agora, é o momento de discutirmos algumas estratégias plausíveis para colocar em prática os nossos conhecimentos e deixar as embalagens mais inclusivas.

Além do braile, podemos investir também em outras estratégias para promover a inclusão de outros grupos. Algumas das principais maneiras de tornar isso possível são:

  • deixe as informações bem visíveis;
  • invista em cores que não prejudiquem os daltônicos;
  • coloque o que for mais importante para o consumidor, de fato, no centro;
  • não utilize fontes muito pequenas para os detalhes sobre substâncias alergênicas.

Como podemos observar, o uso de embalagens em braile para alimentos é algo vantajoso para as empresas e para os indivíduos que necessitam desse tipo de serviço. Afinal, ao promover uma maior inclusão às pessoas com deficiência visual, a marca mostra a sua preocupação com os consumidores e se torna uma referência em seu segmento de atuação.

Gostaria de fazer alguma pergunta, tem uma sugestão ou conhece alguma medida eficaz para implementação do braile nas embalagens? Então, deixe um comentário logo abaixo e participe dessa importantíssima discussão!