BLOG

Estrategia em Alimento

Natural Tech 2019

Em Junho de 2019, o Anhembi (SP) foi palco da 15ª edição da Naturaltech | Bio Brazil Fair | Biotech América Latina.

A feira é segmentada em 3 grandes áreas: ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E BELEZA e acompanha o crescimento do mercado orgânico e natural, servindo de vitrine para as inovações do setor que cresceu 20% em 2018, movimentando 4 bilhões de reais, e tem previsão de crescimento de 30% em 2019, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável.

Foram mais de 1.500 lançamentos, 672 expositores e 44.140 visitantes. O público presente foi bem variado e diverso. Lojistas, compradores, profissionais de saúde, profissionais do setor, influenciadores digitais e consumidor final.

A NaturalTech foi marcada por muito aprendizado compartilhado e uma visão de mundo totalmente disruptiva.

Confira abaixo o que foi destaque!

NATURAL E PRÁTICO

Ficou claro que o setor tende a moldar-se ao consumidor, entregando alternativas que se adaptem ao seu estilo de vida atual, por isso produtos on the go, ready to eat, e os snacks, são protagonistas nos estandes, para entregar praticidade e nutrição. 

Vimos a Maïs Pura, com sua linha de pipocas produzidas de forma artesanal, a Liv up apresentando refeições congeladas e saudáveis, e algumas empresas como a Nature’s Heart, a Qpod e a Tidbit com frutas desidratadas ou liofilizadas.

PLANT BASED

Os hambúrgueres vegetais que imitam sabor e textura da carne animal, foram a sensação da feira. Fazenda do futuro, Seara e Superbom foram protagonistas nesse segmento.
Além disso, bacon feito de batata e inhame e outros snacks de proteínas como a Natural Protein Bar, da Puravida, feita de proteína vegetal, com diversos sabores  merecem destaque ;
A Dobro, primeira barra de proteínas energéticas e a Mais Mu com suplemento de proteína a base de ervilha, mostram o crescimento do mercado plant based e o torna ainda mais promissor.

ALIMENTOS ORGÂNICOS NAS GRANDES MARCAS

Com foco no mercado de naturais e orgânico, como a Nestlé (NINHO orgânico e aveia orgânica), a Seara (linha Nature, sem conservantes artificiais e com linha de cortes 

de frango orgânico), o molho de tomate orgânico Fugini e a linha de orgânicos da Vapza

FREE FROM 

O cuidado com ingredientes alergênicos, glúten free e lacfree continuam em pauta, como o iogurte Moo que lançou a versão zero lactose na feira e a Belive Be Free, com uma gama de produtos free from.

SUSTENTABILIDADE

Algumas empresas mostraram-se comprometidas com o desperdício em toda a cadeia de produção. A Amma Chocolates apresentou suas  embalagens 100% vegetais e compostáveis e a Celomax, empresa de embalagens veio com saquinhos não plástico feitos de filme celulósico biodegradável e compostável.

BEM ESTAR

Seguindo a grande tendência de bem estar, vimos a Kombucha feita ao som do mantra budista “sutra do coração”, da Ewe. Os chás naturais foram representados com um grande estande da Desinchá e outras várias marcas com diversas funcionalidades.

AGRO

A feira atraiu grande número de pequenos produtores, que trouxeram uma diversidade gigante de alimentos, como: araçá, cambuci, pitaya, lúpulo e maracujá roxo.

SELO VIVA VERDE

100 expositores receberam o Selo Viva Verde por terem adotado iniciativas e gerado 

o mínimo possível de lixo e resíduos, confira aqui a lista das empresas que receberam a certificação.