BLOG

Estrategia em Alimento

Quais os principais benefícios das embalagens de papel para empresas de alimentos?

As empresas do setor alimentício buscam constantes melhorias nos processos de produção para oferecer alimentos de qualidade à população. Para além disso, existem aquelas que se preocupam com os aspectos ambientais e buscam alternativas, como as embalagens de papel, por exemplo, para minimizar os impactos que o plástico pode causar na natureza.

Neste artigo, vamos mostrar a você como essas embalagens podem beneficiar sua marca, a saúde do consumidor e o planeta. Acompanhe!

Embalagens de papel e a sua marca

O papel utilizado na embalagem dos seus alimentos pode oferecer vantagens na sua estratégia de marketing. Isso porque o papel proporciona uma melhor qualidade de impressão em relação a outros materiais, as cores, letras e detalhes da sua logomarca ficam mais nítidos e visíveis.

Dessa maneira, utilizando a criatividade é possível aproximar-se dos seus consumidores desenvolvendo pequenos textos contando a trajetória da sua empresa, demonstrando os seus valores e falando até dos seus  fornecedores de matéria-prima.

Processo produtivo das embalagens de papel

Os meios de produção das embalagens de papel tornam esse material sustentável. Atualmente ele é proveniente de florestas com certificação internacional. Isso oferece proteção às nossas matas, evitando o desmatamento ilegal.

Além disso, o papel é biodegradável, sua fabricação proporciona menos consumo de energia elétrica e de água, abre vagas de emprego no país, pois não precisa ser importado, diminui o uso de solventes, emissão e o lançamento de gases e resíduos tóxicos no meio ambiente.

Embalagens de papel, de plástico e os alimentos

Sabemos que o plástico é um material versátil e muito utilizado para transportar e acondicionar alimentos. Porém, por ser permeável, retém odores e a umidade. Ambientes úmidos são favoráveis ao desenvolvimento de fungos e bactérias que oferecem altos riscos para a saúde da população. Já o papel, em suas diversas alternativas que incorporam tecnologia atual, contém barreiras contra esse tipo de contaminação.

Tipos de embalagem de papel

As embalagens de papel são produzidas para oferecer opções para os diferentes tipos de alimentos e de consumidores. Em alguns casos, o papel é conjugado com outros materiais para torná-lo mais resistente. Portanto, a embalagem deve ser escolhida de acordo com o tipo de alimento. Conheça as mais utilizadas:

  • papel cartão tríplex: como o próprio nome diz, tem três camadas, costuma ser utilizado para armazenar chocolates e alimentos do tipo fast-food;
  • bandeja: bastante utilizada para acondicionar pizzas, pode ser produzida de papelão e aparas de jornal;
  • papel cartucho: é indicado para acondicionar comida chinesa, macarrão e frango;
  • papel offset: a embalagem produzida com esse tipo de papel é resistente à água e à umidade;
  • papelão: recomendado para alimentos secos, pois não é resistente a água e umidade. É comum vê-lo acondicionando ovos, macarrão e grãos;
  • tetra-pak: trata-se de uma mistura de papelão com alumínio e plástico.

Com isso, podemos observar que as embalagens de papel oferecem amplas vantagens para a sua empresa, aos seus produtos e consumidores. Portanto, mostra-se uma boa opção de acondicionamento de alimentos. Porém, mesmo sendo um material sustentável, deve ser utilizado de forma responsável e consciente para que mantenha a sua sustentabilidade.

Nossa intenção nesse material não é criticar e nem mesmo julgar outros materiais utilizados para embalar alimentos, e sim demonstrar que existem alternativas saudáveis e sustentáveis para acondicionar seus produtos.

Gostaríamos de saber a sua opinião a respeito das embalagens de papel. Então, deixe seu comentário neste post! Até breve!