O setor de alimentos oferece muitas oportunidades de negócios e é uma opção rentável mesmo em momentos de crise. Para conseguir sobreviver e prosperar em um universo tão competitivo, porém, é preciso contar com um bom planejamento.
Nesse contexto, ter a ajuda de uma consultoria alimentar para identificar lacunas e definir estratégias futuras pode ser uma escolha crucial para a saúde do seu negócio, já que há etapas fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento de uma marca.
Contratar uma pesquisa de mercado, por exemplo, para compreender se o produto vai suprir as necessidades da clientela é fundamental. Se deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo!
Antes de tratarmos da importância da pesquisa de mercado, vamos oferecer a você um panorama do setor de alimentos no Brasil. Apesar da crise em que o país se encontra, o segmento conseguiu registrar crescimento no ano passado.
A indústria de alimentação teve uma expansão de 2% no faturamento do ano de 2018 e movimentou R$ 656 bilhões. Esse valor representa uma fatia de 9,6% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) — a soma de todos os bens e produtos finais produzidos em território nacional. Além disso, o setor criou 13 mil novos postos de trabalho em 2018.
Esses números apontam para relevância desse mercado, mas, ainda assim, é preciso saber como fazer as escolhas ideais para atingir o sucesso e não se tornar apenas mais um entre tantos concorrentes.
Se você já tem um negócio, provavelmente ouviu falar na importância da pesquisa de mercado. Caso vá abrir sua empresa ou mesmo já tenha aberto e pulado essa etapa, saiba que ela é fundamental. Isso porque, antes de colocar um produto à venda, é importante saber quem são e onde estão seus consumidores ou concorrentes.
A pesquisa de mercado nada mais é do que uma coleta sistematizada de informações relevantes e confiáveis, que auxiliarão a diretoria da empresa no sentido de identificar a opinião do consumidor sobre seus produtos, como o item é visto no mercado etc. Ou seja: são dados valiosos que permitem identificar problemas e oportunidades.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil focar nas estratégias e desenvolver um plano de negócio. Mas calma! Se você já abriu seu negócio sem passar pela etapa da pesquisa de mercado, ainda dá tempo de voltar a esse passo. Com a ajuda de uma consultoria, é possível definir mudanças no produto já oferecido ou na elaboração de campanhas de marketing, para que sejam capazes de atrair mais público.
No entanto, não se engane ao deduzir que a pesquisa de mercado basta para o sucesso da empresa — estamos falando apenas do primeiro passo. Depois dela, chega a hora de pensar em um diferencial competitivo para o produto (isto é: o que a empresa oferece e os concorrentes não).
Em seguida, é preciso desenvolver e aprimorar cada produto, para chegar à excelência. Também é essencial contar com uma boa campanha de marketing, estar sempre atento às tendências de mercado e seguir as regulamentações específicas para alimentos no (ou nos) país(es) de atuação. Pode parecer muita coisa de uma só vez, mas a recomendação é passar por todos os passos e não pular etapas, garantindo que o negócio prospere.
Até aqui você já pode perceber como a pesquisa de mercado é importante para seu negócio. Vamos ver quais são os benefícios que esse trabalho vai trazer?
Você até pode ter a receita que faz sucesso entre todos, mas o negócio corre o risco de não dar certo quando se desconhece aquilo que seu público busca. É preciso saber as necessidades da clientela e o que ela procura em um produto.
A pesquisa de mercado vai ajudar você a comparar sua criação com a dos concorrentes. Assim, será possível saber o tipo, a quantidade e a forma de entrega dos produtos de outras marcas.
Com a pesquisa de mercado, serão identificados os riscos do negócio, onde ele pode falhar e como consertá-los. Dessa forma, é possível mapear o potencial do mercado de alimentos, as principais características e os pontos positivos ou negativos, para alinhar sua estratégia e explorar seu potencial.
As respostas sobre onde está seu público, como ele se comunica e o que busca em um produto estão na pesquisa de mercado. Por isso, tal estratégia é muito usadas para desenvolver campanhas de marketing certeiras.
Tudo começa a partir de uma grande ideia. Com ela em mente, seja uma receita tradicional de família ou uma tendência que você queira explorar dentro do setor de alimentos, é preciso iniciar pela pesquisa de mercado para ter mais oportunidades de acerto.
Fazer isso com a ajuda de uma consultoria alimentar pode aumentar as chances de sucesso. A pesquisa trará um bom entendimento sobre as lacunas. Por que oferecer um produto saturado no mercado se você pode seguir por áreas poucos exploradas, por exemplo? Isso é fundamental para definir o rumo do seu negócio.
É claro que investir em um setor extremamente competitivo como o de alimentos não é tarefa fácil. Desenvolver a ideia inicial, contar com uma consultoria alimentar, fazer uma pesquisa de mercado, criar um plano de ação e colocá-lo em prática são iniciativas que levam tempo e requerem conhecimento.
Por isso, se você tem dúvidas sobre como começar e não quer arriscar, procure uma empresa especializada, que possa orientá-lo na hora de fazer uma pesquisa de mercado. Com o conhecimento e a prática de quem já está no mercado, seu negócio tem chance de alçar voos muito mais altos.
Gostou deste conteúdo e quer entrar de vez no mercado? Entre em contato conosco e descubra como nossa consultoria pode ajudar você!