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Estrategia em Alimento

Consultoria alimentar: qual a importância da pesquisa de mercado?

O setor de alimentos oferece muitas oportunidades de negócios e é uma opção rentável mesmo em momentos de crise. Para conseguir sobreviver e prosperar em um universo tão competitivo, porém, é preciso contar com um bom planejamento.

Nesse contexto, ter a ajuda de uma consultoria alimentar para identificar lacunas e definir estratégias futuras pode ser uma escolha crucial para a saúde do seu negócio, já que há etapas fundamentais para o crescimento e o desenvolvimento de uma marca.

Contratar uma pesquisa de mercado, por exemplo, para compreender se o produto vai suprir as necessidades da clientela é fundamental. Se deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo!

Como está o mercado de alimentos?

Antes de tratarmos da importância da pesquisa de mercado, vamos oferecer a você um panorama do setor de alimentos no Brasil. Apesar da crise em que o país se encontra, o segmento conseguiu registrar crescimento no ano passado.

A indústria de alimentação teve uma expansão de 2% no faturamento do ano de 2018 e movimentou R$ 656 bilhões. Esse valor representa uma fatia de 9,6% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) — a soma de todos os bens e produtos finais produzidos em território nacional. Além disso, o setor criou 13 mil novos postos de trabalho em 2018.

Esses números apontam para relevância desse mercado, mas, ainda assim, é preciso saber como fazer as escolhas ideais para atingir o sucesso e não se tornar apenas mais um entre tantos concorrentes.

O que é a pesquisa de mercado?

Se você já tem um negócio, provavelmente ouviu falar na importância da pesquisa de mercado. Caso vá abrir sua empresa ou mesmo já tenha aberto e pulado essa etapa, saiba que ela é fundamental. Isso porque, antes de colocar um produto à venda, é importante saber quem são e onde estão seus consumidores ou concorrentes.

A pesquisa de mercado nada mais é do que uma coleta sistematizada de informações relevantes e confiáveis, que auxiliarão a diretoria da empresa no sentido de identificar a opinião do consumidor sobre seus produtos, como o item é visto no mercado etc. Ou seja: são dados valiosos que permitem identificar problemas e oportunidades.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil focar nas estratégias e desenvolver um plano de negócio. Mas calma! Se você já abriu seu negócio sem passar pela etapa da pesquisa de mercado, ainda dá tempo de voltar a esse passo. Com a ajuda de uma consultoria, é possível definir mudanças no produto já oferecido ou na elaboração de campanhas de marketing, para que sejam capazes de atrair mais público.

No entanto, não se engane ao deduzir que a pesquisa de mercado basta para o sucesso da empresa — estamos falando apenas do primeiro passo. Depois dela, chega a hora de pensar em um diferencial competitivo para o produto (isto é: o que a empresa oferece e os concorrentes não).

Em seguida, é preciso desenvolver e aprimorar cada produto, para chegar à excelência. Também é essencial contar com uma boa campanha de marketing, estar sempre atento às tendências de mercado e seguir as regulamentações específicas para alimentos no (ou nos) país(es) de atuação.  Pode parecer muita coisa de uma só vez, mas a recomendação é passar por todos os passos e não pular etapas, garantindo que o negócio prospere.

Qual é a importância da pesquisa de mercado?

Até aqui você já pode perceber como a pesquisa de mercado é importante para seu negócio. Vamos ver quais são os benefícios que esse trabalho vai trazer?

Ajuda a entender seu público

Você até pode ter a receita que faz sucesso entre todos, mas o negócio corre o risco de não dar certo quando se desconhece aquilo que seu público busca. É preciso saber as necessidades da clientela e o que ela procura em um produto.

Permite conhecer os concorrentes

A pesquisa de mercado vai ajudar você a comparar sua criação com a dos concorrentes. Assim, será possível saber o tipo, a quantidade e a forma de entrega dos produtos de outras marcas.

Possibilita diminuir custos

Com a pesquisa de mercado, serão identificados os riscos do negócio, onde ele pode falhar e como consertá-los. Dessa forma, é possível mapear o potencial do mercado de alimentos, as principais características e os pontos positivos ou negativos, para alinhar sua estratégia e explorar seu potencial.

Auxilia na campanha de marketing

As respostas sobre onde está seu público, como ele se comunica e o que busca em um produto estão na pesquisa de mercado. Por isso, tal estratégia é muito usadas para desenvolver campanhas de marketing certeiras.

Como elaborar uma pesquisa de mercado?

Tudo começa a partir de uma grande ideia. Com ela em mente, seja uma receita tradicional de família ou uma tendência que você queira explorar dentro do setor de alimentos, é preciso iniciar pela pesquisa de mercado para ter mais oportunidades de acerto.

Fazer isso com a ajuda de uma consultoria alimentar pode aumentar as chances de sucesso. A pesquisa trará um bom entendimento sobre as lacunas. Por que oferecer um produto saturado no mercado se você pode seguir por áreas poucos exploradas, por exemplo? Isso é fundamental para definir o rumo do seu negócio.

É claro que investir em um setor extremamente competitivo como o de alimentos não é tarefa fácil. Desenvolver a ideia inicial, contar com uma consultoria alimentar, fazer uma pesquisa de mercado, criar um plano de ação e colocá-lo em prática são iniciativas que levam tempo e requerem conhecimento.

Por isso, se você tem dúvidas sobre como começar e não quer arriscar, procure uma empresa especializada, que possa orientá-lo na hora de fazer uma pesquisa de mercado. Com o conhecimento e a prática de quem já está no mercado, seu negócio tem chance de alçar voos muito mais altos.

Gostou deste conteúdo e quer entrar de vez no mercado? Entre em contato conosco e descubra como nossa consultoria pode ajudar você!