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Estrategia em Alimento

Análise SWOT de uma empresa de alimentos: entenda agora a importância disto!

Em nossas vidas, costumamos pesar os prós e os contras em busca de uma decisão mais acertada. No mundo dos negócios, a lógica é a mesma. Todo gestor precisa estudar o cenário que se apresenta naquele momento para escolher o melhor caminho a ser seguido. Nesse sentido, a análise SWOT de uma empresa apresenta-se como uma ferramenta de planejamento capaz de ajudar o administrador a tomar a melhor decisão.

No setor de alimentos, ela consegue, por exemplo, identificar os diferenciais e as fraquezas da empresa, as tendências de mercado e o potencial da concorrência.

Quer saber mais sobre a importância da análise SWOT? Então siga a leitura do post e descubra como utilizá-la no seu negócio e, assim, tomar decisões mais eficazes. Vamos lá?

O que é análise SWOT?

SWOT é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A partir da análise desses quatro elementos, é possível caracterizar tanto o ambiente interno quanto o externo da empresa — fator fundamental para a tomada de decisão.

Sendo assim, a análise SWOT nada mais é do que uma ferramenta por meio da qual o gestor consegue elementos para um diagnóstico e análise ambiental, que será a base do planejamento estratégico da empresa.

Essa técnica foi elaborada por Albert Humphrey enquanto ele desenvolvia um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1970. Naquela época, ele estudou o ranking das maiores empresas americanas do momento, publicado pela revista Fortune 500.

Hoje, a análise SWOT já é uma metodologia clássica da administração, até mesmo por ser muito simples e versátil, já que verifica a posição estratégica de negócios dos mais variados tipos e tamanhos.

Apesar de sua simplicidade, essa ferramenta é capaz de realizar um diagnóstico completo da empresa, reduzindo, assim, os riscos no momento de dar um passo importante, como lançar um novo produto, explorar novos mercados ou, ainda, criar estratégias de marketing.

Essa análise tem sempre como resultado a criação de uma matriz — a chamada Matriz SWOT. Ela indicará os fatores internos a serem trabalhados, as oportunidades e as ameaças externas que demandam a atenção do gestor.

Qual a importância da análise SWOT em uma empresa de alimentos?

Como vimos, a análise SWOT ajuda os negócios a encontrarem informações relevantes para a tomada de decisão. No planejamento estratégico de uma empresa de alimentos, ela faz um mapeamento das oportunidades e ameaças de mercado.

Dessa forma, o gestor automaticamente coloca na mesa possíveis caminhos de expansão e retração do negócio, como por exemplo o crescimento do mercado de orgânicos e a queda na venda de produtos com aditivos, as quais tem se verificado na atualidade. 

Em seguida, basta levantar as forças que podem colaborar para o sucesso, como uma consultoria especializada, e as ameaças que podem atrapalhar esse caminho, como a concorrência acirrada. Com isso, são traçadas estratégias para anular ou potencializar fatores, compondo o plano estratégico da empresa.

Conheça algumas das vantagens da análise SWOT:

  • saber qual a posição da empresa em relação à concorrência;
  • ter maior compreensão sobre o cenário organizacional;
  • conseguir estabelecer aspectos que sejam prioridade de atuação;
  • obter maior leque de alternativas de ações;
  • fortalecer pontos positivos;
  • melhorar possíveis falhas;
  • aumentar as oportunidades de crescimento da empresa;
  • elaborar estratégias de crescimento do negócio;
  • realizar previsão de vendas conforme as condições da empresa e do mercado;
  • reduzir erros.​

Para que esses objetivos sejam alcançados, é sempre importante que a análise SWOT seja feita por uma consultoria especializada ou um profissional de marketing. Além disso, toda a equipe deve participar do processo, já que os colaboradores de cada área têm o conhecimento específico sobre as qualidades a serem potencializadas e os desafios que precisam ser superados.

Como utilizar os dados da análise?

Com a Matriz SWOT em mãos, ou seja, os resultados da análise, é hora de avaliar os fatores internos e externos relacionados ao negócio e, em seguida, avaliar os possíveis movimentos da empresa em relação ao mercado.

A ideia é sempre maximizar os pontos positivos e minimizar os negativos. Observe a matriz e veja como suas forças podem potencializar o negócio a partir das oportunidades. E aproveite também essas forças para minimizar os impactos das ameaças.

É isso: para transformar a Matriz SWOT em ações e estratégias, a melhor maneira é combinar as informações levantadas.

Forças + oportunidades

Essa análise leva a uma estratégia ofensiva e ajuda no aperfeiçoamento e no crescimento dos aspectos positivos da empresa.

No caso de uma empresa de alimentos, a expertise em produtos orgânicos (força) potencializa a oportunidade de começar no mercado vegano, por exemplo. Então, a estratégia será focar o marketing na experiência e na credibilidade que a empresa já conquistou no mercado com a produção ou a venda de orgânicos.

Forças + ameaças

Para uma estratégia de confronto, é necessário levantar os pontos fortes que podem minimizar os impactos. 

No caso da empresa de alimentos, sua reputação reduz a ameaça da entrada de concorrentes no mercado, por exemplo, já que a marca é consolidada. Logo, a estratégia seria manter a mesma identidade visual no mercado vegano.

Fraquezas + oportunidades

Essa análise cruzada resulta em uma estratégia de reforço. O seu objetivo é observar como é possível diminuir impactos negativos e como os pontos fracos da empresa têm reduzido as chances de novas oportunidades.

Sendo assim, essa estratégia leva a um aperfeiçoamento para que essas fraquezas deixem de atrapalhar o desenvolvimento da empresa. Voltando ao nosso exemplo da empresa de alimentos, para prosperar no mercado vegano, ela precisará de uma equipe especializada nessa área ou de uma consultoria. 

Fraquezas + ameaças

Cruzando os pontos fracos e as ameaças de uma empresa, é possível minimizar falhas e seus prováveis impactos negativos. Trata-se, portanto, de uma estratégia de defesa. Dessa forma, você traça maneiras de diminuir as chances de uma fraqueza da empresa se transformar em uma ameaça real.

No caso da empresa de alimentos, a falta de experiência no mercado vegano pode ser um entrave. Para diminuir esse impacto, a estratégia seria a contratação de uma consultoria especializada para estruturar essa operação.

Agora, sua análise está completa! E, para que ela seja realmente eficaz, siga algumas orientações extras:

  • seja objetivo, explicando brevemente cada ponto;
  • priorize os itens por relevância para o negócio e evite longas listas;
  • seja realista e não tente mascarar a realidade, o que só prejudicará sua empresa;
  • tente combinar a análise SWOT com outras metodologias de diagnóstico.

Enfim, a análise SWOT de uma empresa de alimentos é uma grande aliada no planejamento estratégico do negócio, contribuindo para o seu crescimento. O importante é que ela esteja baseada em dados reais e concretos. Para que esse processo seja realmente eficaz e alcance os resultados esperados, conte com o apoio de uma consultoria especializada.

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