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Estrategia em Alimento

Entenda o que é o marketing nutricional e seus benefícios!

Nunca se falou tanto sobre alimentação saudável. Segundo uma pesquisa realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 80% dos brasileiros se esforçam para comer de maneira saudável. Se antigamente o consumidor não atentava tanto para a lista de ingredientes ou a origem de um produto, por exemplo, hoje ele cobra as empresas de alimentos em relação a isso.

Por conta dessa demanda, por responsabilidade e transparência, as empresas de alimentos precisam fornecer as informações dos produtos que comercializam de maneira clara e precisa, já que a decisão de compra não se limita mais ao preço ou sabor, mas também à composição, origem e valor nutricional do produto.Para isso, uma boa estratégia de marketing nutricional é fundamental.

Ficou interessado? Quer saber os benefícios dessa estratégia para o seu negócio? Então, siga a leitura do post e descubra tudo o que o marketing nutricional pode fazer pelas empresas do setor de alimentos.

O que é marketing nutricional?

Trata-se de um conjunto de ações que tem como objetivo final entregar ao consumidor informações nutricionais sobre os alimentos que consome. Isso possibilita que as pessoas consigam fazer suas escolhas de maneira mais consciente, auxiliando até mesmo em uma mudança positiva em seu estilo de vida. Para tanto, a estratégia de marketing precisa estar baseada na propaganda e na relação dela com os rótulos dos alimentos comercializados.

A propaganda nutricional pode estar, por exemplo, presente nas embalagens em forma de alegações, tais como “alimento enriquecido com vitaminas”, “baixo teor de gordura” etc. Mas os rótulos precisam, acima de qualquer propaganda, especificar os ingredientes, componentes e nutrientes de maneira clara, para que o consumidor possa ter clareza sobre o que está consumindo. Só dessa forma as pessoas poderão procurar por produtos mais saudáveis e de acordo com seus objetivos nutricionais.

Por que a indústria de alimentos deve ter uma estratégia de marketing nutricional?

No processo de educação alimentar e nutricional, é fundamental que o consumidor tenha amplo acesso a informações sobre os alimentos disponíveis no mercado, o que é viabilizado por meio dos diferentes canais de comunicação da indústria com o consumidor, dentre os quais se destacam os rótulos. 

Para além de fornecer as informações completas, claras e exatas, a indústria precisa também orientar o consumidor acerca da leitura e interpretação adequadas dos rótulos. Nesse sentido, o marketing nutricional tem um papel fundamental, já que, além de ajudar o indivíduo a adequar sua alimentação às suas necessidades e anseios, possibilita mudanças no comportamento de consumo, tornando-o muito mais consciente.

Para que se obtenha esse resultado, é muito importante que a estratégia de marketing se baseie na observação do estado nutricional e do comportamento do brasileiro em relação à alimentação, sempre considerando as mudanças pelas quais passa a sociedade. Isso direcionará o marketing nutricional para as atuais necessidades do público-alvo e tendências do mercado.

Como apresentar o marketing nutricional ao consumidor?

Como vimos, a propaganda e o rótulo desempenham papel fundamental na estratégia de marketing nutricional. No processo de educação do consumidor, é importante que a propaganda foque nos possíveis benefícios de determinado alimento para o organismo, mas que seus eventuais pontos de atenção, tais como os teores de açúcares, gorduras e sódio, também sejam explicitados. 

Para se ter uma ideia, uma pesquisa formulada pela Euromonitor International revelou que 28% dos brasileiros baseiam suas escolhas alimentares no valor nutricional do produto, o que mostra que o consumidor está cada vez mais preocupado com o que ingere e, por isso, busca alimentos que contribuam com sua saúde e bem-estar. Essa mesma pesquisa revelou que a indústria, atenta a isso, já destinou R$35 bilhões a alimentos com propriedades funcionais, por exemplo.

O marketing nutricional também deve estar preocupado com a jornada da reeducação alimentar. Ele pode ser um aliado dessa nova maneira de lidar com os alimentos. Nesse processo de tomada de consciência do que ingere, o consumidor descobre no rótulo o que pode ser benéfico ou maléfico para sua saúde, assim como os pontos a serem priorizados na hora de comprar um produto. Além disso, uma boa estratégia de marketing nutricional consegue também inserir a marca no contexto de promoção da saúde. Ter o nome da empresa associado a um processo de educação alimentar e nutricional gera inúmeros benefícios para todos os envolvidos. 

Para isso, a empresa precisa estar atenta a alguns pontos, tais como:

  • direcionar sua estratégia de marketing nutricional para alguns grupos específicos bem definidos;
  • analisar as quotas de mercado e o poder de compra do público-alvo;
  • ter habilidade para captar a imaginação do consumidor, o que se consegue por meio de pesquisas.

Como uma consultoria pode ajudar na estratégia de marketing nutricional?

Sem dúvida, o marketing nutricional é um grande aliado da indústria de alimentos. Por outro lado, fazer publicidade de produtos saudáveis ainda é um grande desafio. Nesse sentido, o trabalho de uma consultoria especializada pode ser um diferencial para a empresa que deseja se destacar nesse processo. Ela consegue trabalhar a informação nutricional, orientando o consumidor ao mesmo tempo em que promove a troca de valores entre a marca e o cliente.

Vale ressaltar que o marketing direcionado para alimentos com propriedades funcionais tem características distintas daquele voltado para os convencionais. Por isso, é necessário conhecer bem o perfil do público que se quer alcançar. A consultoria consegue, por exemplo, identificar e traçar objetivos específicos para consumidores que buscam prevenção e outros para aqueles que já apresentam algum fator de risco à sua saúde.

O mais importante: uma consultoria especializada vai basear toda a estratégia de marketing nutricional em informações confiáveis e comprováveis, o que é fundamental para a credibilidade da marca. Um bom trabalho ainda vai aproximar os nutricionistas e profissionais de saúde da marca, que também poderão influenciar positivamente no processo de decisão do consumidor.

Enfim, uma boa estratégia de marketing nutricional consegue passar a informação certa para o público específico, contribuindo para uma mudança de hábitos alimentares, o que vai relacionar a marca com qualidade de vida.

Quer contar com ajuda especializada nesse processo tão importante? Então, entre em contato conosco e conheça o trabalho que realizamos no marketing nutricional.