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Estrategia em Alimento

Entenda o que é rebranding e como fazer isso na sua empresa de alimentos!

As empresas do setor de alimentos que desejam permanecer no mercado atual, obtendo resultados satisfatórios, devem buscar recursos e métodos para inovação das suas marcas e dos produtos comercializados. O rebranding é uma estratégia de negócios capaz de renovar os seus processos de trabalho, alavancar suas vendas e aumentar o seu faturamento.

Neste artigo, descreveremos o conceito de rebranding e daremos algumas dicas importantes de como e quando deverá fazê-lo, pois muitas empresas de autoridade no setor de alimentos já usaram essa técnica. Acompanhe!

O que é rebranding?

O termo rebranding é um substantivo da língua inglesa,  muito usado no meio corporativo e significa: alteração da marca. Trata-se de uma estratégia de administração e gestão que tem a intenção de renovar e reapresentar uma empresa e os seus produtos para o mercado. Essa mudança deve ser promovida em todo o empreendimento e não apenas nos logotipos e embalagens.

Saiba que grandes empresas do setor de alimentos em busca de reposicionamento da marca já fizeram uso das técnicas de rebranding. Dentre as principais estão:

  • Ambev;
  • Coca-Cola Brasil;
  • Ferrero;
  • General Mills; 
  • Grupo Bimbo;
  • Kellogg; 
  • Mars;
  • McDonald’s;
  • Mondelez Brasil; 
  • Nestlé;
  • PepsiCo;
  • Unilever.

Quando fazer o rebranding?

Nem sempre uma empresa está no momento de investir nas técnicas do rebranding. Existem alguns sinais que indicam a necessidade dessa estratégia. Veja quais são os principais:

  • lançamento de novos produtos;
  • mudança de endereço, de contatos ou da identidade visual;
  • perda de consumidores para os concorrentes diretos;
  • reclamação dos consumidores de produtos, serviços ou da qualidade do atendimento no pré ou pós-venda;
  • fusão ou parceria com outras marcas;
  • busca de novo público-alvo;
  • demonstrar nova postura diante de algum fato que negativou a imagem do negócio;
  • queda nas vendas;
  • inclusão de novos produtos.

Como fazer o rebranding?

Quando for iniciar o rebranding na sua empresa é recomendado seguir alguns passos básicos para atingir os resultados esperados e prometidos por essa estratégia.

Busque feedbacks

Use todos os meios de comunicação disponíveis para fazer pesquisas e descobrir o que os consumidores acham dos alimentos e do atendimento oferecido por sua empresa. Procure fazer uma análise imparcial e totalmente profissional dos feedbacks recebidos.

Envolva toda a empresa

Todos os setores da sua empresa são importantes para o seu negócio. Portanto, procure envolver todas as equipes e demonstre a intenção e a necessidade do rebranding para a marca e solicite feedbacks internos. As mudanças, em muitos casos, ocorrem dos mais altos até os mais baixos escalões.

Avalie os valores da empresa e os produtos ofertados

Verifique se os seus produtos e serviços atendem os valores, a missão proposta e a divulgação da marca. Caso contrário, você deverá providenciar uma reavaliação para adequação.

Analise os ativos visuais

Os ativos visuais são as imagens, slogans, cores, rótulos e outras informações que a sua empresa apresenta para o público. Verifique se estão de acordo com os produtos, com a época e com o público-alvo. O rebranding não obriga a mudança desses conteúdos, porém exige que estejam alinhados com a nova proposta da empresa.

Quais são os benefícios do rebranding?

O resultado de um processo de rebranding bem elaborado traz uma série de benefícios para empreendimentos do setor de alimentos. Veja alguns deles:

  • atração de novos consumidores;
  • aumento das vendas e da receita;
  • valorização da marca;
  • maior destaque diante do mercado;
  • recuperação de consumidores;
  • harmonia e melhora da comunicação interna da empresa;
  • conquista de novas parcerias e novos negócios;
  • possibilidade de expansão dos negócios a níveis internacionais;
  • transmitir os valores da marca.

Caso identifique os principais sinais que indicam a necessidade de iniciar o processo de rebranding na sua empresa, reúna-se com os administradores, gestores, colaboradores e inicie os procedimentos dessa estratégia. Dessa maneira, evitará que a marca fique defasada diante do mercado e da concorrência. Além disso, reduzirá riscos como a queda das vendas e diminuição da sua receita.

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