As empresas do setor de alimentos que desejam permanecer no mercado atual, obtendo resultados satisfatórios, devem buscar recursos e métodos para inovação das suas marcas e dos produtos comercializados. O rebranding é uma estratégia de negócios capaz de renovar os seus processos de trabalho, alavancar suas vendas e aumentar o seu faturamento.
Neste artigo, descreveremos o conceito de rebranding e daremos algumas dicas importantes de como e quando deverá fazê-lo, pois muitas empresas de autoridade no setor de alimentos já usaram essa técnica. Acompanhe!
O termo rebranding é um substantivo da língua inglesa, muito usado no meio corporativo e significa: alteração da marca. Trata-se de uma estratégia de administração e gestão que tem a intenção de renovar e reapresentar uma empresa e os seus produtos para o mercado. Essa mudança deve ser promovida em todo o empreendimento e não apenas nos logotipos e embalagens.
Saiba que grandes empresas do setor de alimentos em busca de reposicionamento da marca já fizeram uso das técnicas de rebranding. Dentre as principais estão:
Nem sempre uma empresa está no momento de investir nas técnicas do rebranding. Existem alguns sinais que indicam a necessidade dessa estratégia. Veja quais são os principais:
Quando for iniciar o rebranding na sua empresa é recomendado seguir alguns passos básicos para atingir os resultados esperados e prometidos por essa estratégia.
Use todos os meios de comunicação disponíveis para fazer pesquisas e descobrir o que os consumidores acham dos alimentos e do atendimento oferecido por sua empresa. Procure fazer uma análise imparcial e totalmente profissional dos feedbacks recebidos.
Todos os setores da sua empresa são importantes para o seu negócio. Portanto, procure envolver todas as equipes e demonstre a intenção e a necessidade do rebranding para a marca e solicite feedbacks internos. As mudanças, em muitos casos, ocorrem dos mais altos até os mais baixos escalões.
Verifique se os seus produtos e serviços atendem os valores, a missão proposta e a divulgação da marca. Caso contrário, você deverá providenciar uma reavaliação para adequação.
Os ativos visuais são as imagens, slogans, cores, rótulos e outras informações que a sua empresa apresenta para o público. Verifique se estão de acordo com os produtos, com a época e com o público-alvo. O rebranding não obriga a mudança desses conteúdos, porém exige que estejam alinhados com a nova proposta da empresa.
O resultado de um processo de rebranding bem elaborado traz uma série de benefícios para empreendimentos do setor de alimentos. Veja alguns deles:
Caso identifique os principais sinais que indicam a necessidade de iniciar o processo de rebranding na sua empresa, reúna-se com os administradores, gestores, colaboradores e inicie os procedimentos dessa estratégia. Dessa maneira, evitará que a marca fique defasada diante do mercado e da concorrência. Além disso, reduzirá riscos como a queda das vendas e diminuição da sua receita.
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