Como a rotina corrida da maioria dos brasileiros dificulta que eles mesmos preparem suas próprias refeições, o segmento de alimentação saudável entra como a alternativa mais atrativa e prática. Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, pode haver ainda mais atração, já que há um contato mais direto com o consumidor.
A prova do interesse por esse tipo de mercado é o crescimento dele em 98% de 2009 a 2014. Assim, ele já se tornou o quarto maior mercado do mundo e movimenta R$ 35 bilhões anuais em nosso país.
A explicação para esses altos números é a grande busca dos brasileiros por alimentos ricos em nutrientes — segundo a Sebrae, 28% consideram consumir esses tipos de alimentos muito importante e 22% prioriza comprar alimentos naturais e sem conservantes.
Então, agora que você percebeu como esse mercado é promissor, que tal conferir algumas dicas para alavancar ainda mais seu segmento de alimentação saudável? Continue a leitura e aproveite!
O branding consiste no conjunto de estratégias para que o consumidor crie conexões conscientes e inconscientes com sua marca. Dá para perceber que esse conceito não envolve apenas a criação de uma logo, certo?
Assim, junto a profissionais da área, tente responder aos seguintes questionamentos:
Feito isso, fica mais fácil trabalhar outros pontos essenciais da sua empresa, como os estímulos visuais. Afinal, se você já ouviu a expressão que diz que ‘’comemos pelos olhos’’, saiba que ela faz todo sentido. Quer dizer, se sua marca garante refeições saudáveis e saborosas, procure demonstrar isso por meio desses estímulos visuais.
Além do mais, oferecer um atendimento de qualidade pode ser um diferencial preferível a preços mais baixos, segundo pesquisas. Então, defina uma rotina de atendimento junto a seus funcionários para garantir não apenas pratos mais saudáveis, mas toda uma experiência prazerosa que faça os consumidores criarem conexões com você.
Quanto se fala em atrair pelo olho, não se pode esquecer de divulgar, nas embalagens, os benefícios dos produtos oferecidos, como ausência de conservantes e de açúcar, redução de sódio etc. O público que busca por alimentação saudável tende a procurar por essas informações muito mais do que outros. Então, capriche na comunicação visual.
De forma geral, o público mais interessado no mundo saudáveis é composto de mulheres, idosos e pessoas casadas. No entanto, cada empresa costuma ter seu público-alvo. Para ajudar a definir o seu, uma estratégia é criar personas com necessidades e problemas que sua marca deve resolver.
Há diferentes opções de negócios para explorar nesse mercado. Confira algumas delas!
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há 2 milhões de pessoas que sofrem com doença celíaca. Assim, se o seu segmento de alimentação saudável quiser crescer, precisa entender determinadas demandas, como a de refeições sem glúten.
Outro público que cresce é o de vegetarianos: de acordo com pesquisas do Ibope, 29 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Ainda assim, há diversos espaços que não oferecem esse tipo de refeição e obrigam esse público a procurar outras marcas.
Se você quiser aproveitar uma oportunidade de negócio em crescimento, invista também nesse mercado. Afinal, ainda há aqueles que não se declaram vegetarianos, mas, esporadicamente, são favoráveis a refeições sem carne.
Como você percebeu, o segmento de alimentação saudável chegou para ficar. Se você não quiser perder as oportunidades de sobressair com melhores produtos e atendimentos, invista em estratégias para fidelizar os consumidores e garantir seu espaço nesse mercado.
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