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Estrategia em Alimento

Top 4 dicas para você atrair consumidores no segmento de alimentação saudável

Como a rotina corrida da maioria dos brasileiros dificulta que eles mesmos preparem suas próprias refeições, o segmento de alimentação saudável entra como a alternativa mais atrativa e prática. Se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, pode haver ainda mais atração, já que há um contato mais direto com o consumidor.

A prova do interesse por esse tipo de mercado é o crescimento dele em 98% de 2009 a 2014. Assim, ele já se tornou o quarto maior mercado do mundo e movimenta R$ 35 bilhões anuais em nosso país.

A explicação para esses altos números é a grande busca dos brasileiros por alimentos ricos em nutrientes  segundo a Sebrae, 28% consideram consumir esses tipos de alimentos muito importante e 22% prioriza comprar alimentos naturais e sem conservantes.

Então, agora que você percebeu como esse mercado é promissor, que tal conferir algumas dicas para alavancar ainda mais seu segmento de alimentação saudável? Continue a leitura e aproveite!

1. Invista em branding

O branding consiste no conjunto de estratégias para que o consumidor crie conexões conscientes e inconscientes com sua marca. Dá para perceber que esse conceito não envolve apenas a criação de uma logo, certo?

Assim, junto a profissionais da área, tente responder aos seguintes questionamentos:

  • Qual o propósito da sua marca?
  • Por que escolheu trabalhar no segmento de alimentação saudável?
  • Qual o seu diferencial?

Feito isso, fica mais fácil trabalhar outros pontos essenciais da sua empresa, como os estímulos visuais. Afinal, se você já ouviu a expressão que diz que ‘’comemos pelos olhos’’, saiba que ela faz todo sentido. Quer dizer, se sua marca garante refeições saudáveis e saborosas, procure demonstrar isso por meio desses estímulos visuais.

Atendimento de qualidade

Além do mais, oferecer um atendimento de qualidade pode ser um diferencial preferível a preços mais baixos, segundo pesquisas. Então, defina uma rotina de atendimento junto a seus funcionários para garantir não apenas pratos mais saudáveis, mas toda uma experiência prazerosa que faça os consumidores criarem conexões com você.

2. Divulgue os benefícios do produto nas embalagens

Quanto se fala em atrair pelo olho, não se pode esquecer de divulgar, nas embalagens, os benefícios dos produtos oferecidos, como ausência de conservantes e de açúcar, redução de sódio etc. O público que busca por alimentação saudável tende a procurar por essas informações muito mais do que outros. Então, capriche na comunicação visual.

3. Estude as características do consumidor

De forma geral, o público mais interessado no mundo saudáveis é composto de mulheres, idosos e pessoas casadas. No entanto, cada empresa costuma ter seu público-alvo. Para ajudar a definir o seu, uma estratégia é criar personas com necessidades e problemas que sua marca deve resolver.

4. Ofereça opções de alimentação saudável que estão em alta

Há diferentes opções de negócios para explorar nesse mercado. Confira algumas delas!

Público glúten free

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há 2 milhões de pessoas que sofrem com doença celíaca. Assim, se o seu segmento de alimentação saudável quiser crescer, precisa entender determinadas demandas, como a de refeições sem glúten.

Alimentação vegetariana

Outro público que cresce é o de vegetarianos: de acordo com pesquisas do Ibope, 29 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. Ainda assim, há diversos espaços que não oferecem esse tipo de refeição e obrigam esse público a procurar outras marcas.

Se você quiser aproveitar uma oportunidade de negócio em crescimento, invista também nesse mercado. Afinal, ainda há aqueles que não se declaram vegetarianos, mas, esporadicamente, são favoráveis a refeições sem carne.

Como você percebeu, o segmento de alimentação saudável chegou para ficar. Se você não quiser perder as oportunidades de sobressair com melhores produtos e atendimentos, invista em estratégias para fidelizar os consumidores e garantir seu espaço nesse mercado.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita para ler nosso outro artigo e aprender mais sobre consultoria alimentar!