Você sabe qual o impacto dos produtos alimentícios sobre o consumidor? Conhece quais são os pontos positivos e aqueles que devem ser melhorados na elaboração dos seus produtos? Essas e outras questões podem ser respondidas por meio da pesquisa de satisfação do cliente.
Essa é uma ferramenta que se utiliza de questionário para levantar dados sobre a experiência do consumidor em relação aos produtos da empresa. Ela é importante para auferir as opiniões do cliente, testar possíveis ideias de produtos, antecipar tendências e estruturar as estratégias de venda e divulgação do produto.
Quer saber mais detalhes? Acompanhe esse texto e conheça alguns passos importantes para elaborar uma pesquisa de satisfação. Confira!
Uma pesquisa de satisfação não pode perguntar qualquer coisa. Ela deve se basear em problemas que estão no escopo de determinada estratégia. Nesse sentido, é importante definir quais os problemas que você quer resolver a partir da pesquisa.
Por exemplo, vamos supor que uma empresa quer lançar um produto inovador com um novo sabor. Contudo, o empresário não tem certeza se esse sabor terá sucesso no mercado. Esse é o problema. Então, para fugir das chances de fracassar com a ideia, o recomendado é aplicar uma pesquisa, a fim de descobrir se aquele sabor tem apelo para o público.
Com os problemas definidos, chegou o momento de estruturar a pesquisa. Esse processo consiste em definir como será feita a coleta de dados. Por exemplo, é preciso identificar a amostra e o tipo de pesquisa — se será exploratória, de opinião ou descritiva.
Em seguida é o momento de criar o questionário. É importante que cada pergunta esteja ligada aos objetivos da pesquisa. Antes de colocá-la em campo, uma dica é realizar um pré-teste reunido algumas pessoas para verificar as possíveis falhas e vieses do questionário.
Muitas vezes, os questionários têm uma boa estratégia, mas a maneira como são aplicados, pode trazer resultados ruins. Por exemplo, questionários muito longos podem cansar o entrevistado e, com isso, fazer com que ele responda as perguntas de maneira pouco reflexiva e, até mesmo, deixando de responder algumas questões.
Por isso, é importante ter cuidado na coleta de dados. Verifique qual a melhor forma de aplicar o questionário — por entrevista, questionário eletrônico ou uma mistura desses dois métodos? Também tem que ser o mais objetivo possível, evitando ser tendencioso nas perguntas.
Esse é um momento muito importante. É o instante em que os dados são analisados estatisticamente e os resultados auferidos. Dependendo do tamanho da amostra da pesquisa vai ser necessário utilizar alguns aplicativos e/ou softwares para tabular os dados.
Além disso, é importante transformar essas informações que geralmente são em textos para outras estruturas, como gráficos, tabelas e outras formas de ilustração. Com os resultados analisados e apresentados da maneira adequada, vai ser possível ter uma visão geral sobre a experiência do cliente.
Essas foram algumas informações sobre pesquisa de satisfação. Por mais que você se sinta seguro para aplicar esse tipo de pesquisa, sempre é bom procurar alguém que já domina esse assunto, como uma consultoria de alimentos. Por meio dela, vai ser possível ter uma melhor visão do negócio, rapidez nos resultados, ajuda nas tomadas de decisão e ganho de tempo.
Quer conhecer outras vantagens de contratar uma consultoria de alimentos? Descubra agora como uma consultoria pode ajudar na pesquisa de mercado.