No mundo cada vez mais industrializado em que a humanidade está inserida, a necessidade de cuidar da saúde e bem-estar se tornou o objetivo principal. Com isso, os alimentos integrais vêm sendo referência em dietas saudáveis.
Substancialmente, são compostos de grãos e cereais como trigo, aveia, arroz e centeio — que não sofreram nenhum tipo de refinação. Dessa forma, é possível conservar todos os nutrientes que compõem o alimento, inclusive a casca e a película protetora que o envolve. E é justamente por isso que é tão vantajoso ingeri-los, já que os componentes ricos em vitaminas e minerais não são descartados e, sim, consumidos.
Gostou do que viu até aqui? Então continue com a gente, porque mostraremos tudo sobre esse mercado que tem crescido muito no Brasil. Confira!
Ainda que passando por uma crise financeira e grave recessão, houve um grande movimento da parte dos brasileiros para transformar seus hábitos de consumo e aderir a padrões mais saudáveis de vida, como uma nova forma de viver.
Mesmo que antes havia um desleixo da parte da população no que diz respeito a alimentação natural, atualmente, os produtos industrializados estão sendo deixados de lado nas prateleiras dos supermercados. Para se ter uma ideia, em 2016 houve uma inclinação de cerca de R$ 93,6 bilhões de reais somente na comercialização desses produtos, segundo pesquisa.
A elevação da procura por alimentos integrais no Brasil tem sido impressionante, com um crescimento médio de 12,3% ao ano, ao passo que o resto de todo o planeta registrou um percentual de 8%. Ao que tudo indica, até meados de 2022 o mercado brasileiro terá crescido cerca de 4,4% ao ano, mostrando uma contrapartida à crise nesse ramo.
Por estudos feitos pelo Datafolha, no ano de 2016, cerca de 56% dos restaurantes e lanchonetes fizeram um levantamento de que a maioria dos consumidores em um estabelecimento procuraram mais alimentos benéficos à saúde do que aqueles convencionais que são saturados e gordurosos em grande parte das vezes.
Como os próprios números apontam, é claro e evidente os avanços na área da indústria de alimentos saudáveis. Isso se deve ao fato de a sociedade colocar em seu cardápio comidas com valor nutricional relevantes, que trazem benefícios ao corpo, evitando conservantes e processamento.
Tem sido mostrado que, a cada cinco óbitos no mundo, um está diretamente relacionado à problemas com obesidade, hipertensão e/ou diabetes. Portanto, a alimentação integral tem sido essencial para a diminuição de doenças desse tipo.
Ainda, produzir comidas e bebidas sem glúten, açúcares e conservantes diversos, reforça a ideia de melhora na qualidade de vida e que realmente vale a pena tê-los a nossa mesa.
Pela forte crescente que tem gerado o mercado de alimentos integrais, com produtos naturais e orgânicos, muitas companhias têm procurado investir nesse setor, ajudando alavancar a economia do país e aumentando a expectativa de vida das pessoas.
Por recomendação do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), aqueles que querem trabalhar nessa fatia do comércio devem ficar atentos com aqueles condimentos sem glúten. Isso porque é uma das demandas que mais aumentam de ano em ano, uma vez que o público tem consumido mais desse tipo de alimento.
Entretanto, mesmo sendo muito promissor na visão dos empreendedores, é fundamental que haja planejamento prévio e um conhecimento em gestão financeira, o que tem sido oferecido por empresas especializadas nesse assunto. Além de ser mais vantajoso contratá-las, o esforço e tempo gastos com tal tarefa são altamente reduzidos.
Podemos concluir então que produtos industrializados estão perdendo mercado para alimentos integrais em grandes proporções, e muito disso se deve ao fato de que a população está querendo mudanças drásticas nos hábitos alimentares para ter uma saúde equilibrada e saudável.
Agora que você já sabe tudo sobre alimentos integrais e seus benefícios, compartilhe nas redes sociais com amigos e parentes, para que fiquem antenados assim como você!