As novas demandas do mercado trazem aos consumidores diferentes maneiras de degustação de comidas e bebidas já conhecidas pelo público. Assim, surgem alimentos inovadores que se tornam uma tendência mundial.
A inovação nesse ramo é considerada ilimitada, havendo transformações tanto em novas formulações, quanto em mudanças nas embalagens e na comunicação do produto com a pessoa, além da forma de alinhar a marca. É importante entender que esse sistema se diferencia de nicho para nicho, pois um produtor de trigo, por exemplo, focará em melhorias no plantio, enquanto uma Startup já concentrará esforços na parte do marketing do alimento.
Podemos citar diversos tipos de inovações, como sorvete de baunilha sem açúcar nem glúten, marshmellows crocantes, cápsulas de café biodegradáveis, água gaseificada aromatizada, “clean label” (rótulo limpo) explorado na embalagem, produtos industrializados com menos conservantes, ingredientes atóxicos, entre outros.
Pensando nisso, mostraremos as vantagens em investir nesse ramo promissor que tem crescido exponencialmente. Acompanhe!
As macrotendências em que estão inseridas nos lançamentos criam uma conexão com o consumidor a qual permite desenvolver produtos à base de plantas, com sustentabilidade, ética adequada e a busca pela conservação das tradições.
Veja quais são os benefícios que mais se destacam quando se inova nesse mercado:
Esse tipo de produção concentra seus trabalhos na redução de substâncias que gerem problemas de saúde, como o açúcar, o sódio e, principalmente, gorduras trans e insaturadas. Outras novidades são as pesquisas voltadas para a funcionalidade das plantas e, ainda, para aqueles consumidores com restrições alimentares como os veganos.
O uso de plantas inclui as frutas e vegetais, além de sementes, ervas e grãos dos mais variados tipos, dando características únicas à comida e melhorando a saúde consideravelmente.
O sabor do alimento é algo indispensável, pois o que mais gera a recompra de um produto é o paladar. Por isso, experiências diferenciadas trazem novos públicos e apreciadores de bons ingredientes. Esse é o foco de consumo que mais atrai as indústrias de alimentos para a inovação constante, com empresas cada vez mais arrojadas e instigadoras, apostando em mercados premium para aprimorar a qualidade de vida.
A globalização tornou toda a vida humana mais complexa, impondo ritmos acelerados e dinâmicos ao dia a dia de trabalho e estudos. Desse modo, as indústrias procuram sempre soluções para diversificar as demandas e abarcar as necessidades de cada consumidor.
O que mais se destaca nesse assunto são aqueles alimentos que economizam tempo, sendo campeões de vendas nas prateleiras de supermercados e comércios semelhantes. Conveniência e praticidade podem se dar por meio de embalagens na versão pocket, alimentos de rápido preparo, entre outras alternativas, economizando o tempo da pessoa.
Um dos assuntos mais falados do século 21 é justamente a preservação do meio ambiente e como fazê-lo mais sustentável a cada dia. Portanto, o cuidado que as marcas devem ter ao divulgar e comercializar os alimentos é fundamental na hora da compra.
Os consumidores também são muito exigentes na questão do rótulo da embalagem, forçando as empresas a aderirem mais e mais a informações claras e concisas a respeito do produto. Aqueles claims como é o caso do “clean label” tem feito muito sucesso por esse motivo.
Agora que já sabe os diversos benefícios que podem gerar alimentos inovadores, o próximo passo é pensar em como fazer a real diferença para atrair os amantes de comida. Veja abaixo algumas ideias:
De maneira sustentável, vender saladas e refeições menos calóricas em potes pequenos e médios de vidro é uma solução que tem feito boas fontes de renda pelo país.
Com cardápios preparados especialmente por um nutricionista, entregar alimentos saudáveis congelados, como batata doce, frango, brócolis, arroz integral e outros, virou moda. É bom que estejam sempre em bandejas de plástico para que os consumidores possam conservar várias no congelador.
Dessa forma, podem ser montados variados tipos de marmitas para atender aqueles que são veganos, os que querem perder peso, aquelas pessoas com intolerância à lactose e até quem deseja definir o corpo na academia.
Quem nunca pensou em montar seu próprio bolo, não é mesmo? Com essa ideia, já existem empresas que estão investindo nesse ramo, permitindo ao consumidor escolher os ingredientes de seu bolo e encomendá-lo. O funcionamento desse negócio é semelhante ao que acontece na rede de franquias Subway.
Por mais imaginário que pareça, já é mensurável e real a ideia de se alimentar com diversos tipos de pratos conhecidos sem que haja, no entanto, animais envolvidos no processo.
Sim, de fato existem hambúrgueres, linguiças, costelas e produtos industrializados feitos com soja, milho, cogumelos, entre outros. Esses cardápios podem ser de produção própria ou encomendada por empresas especializadas.
Mesmo com todas essas sugestões para inovar na indústria de alimentos, ainda é necessária a contratação de uma empresa especializada no assunto. Entenda o porquê.
Ter uma consultoria especialista é sinônimo de customizar serviços e adaptá-los para cada marca, com direcionamentos assertivos nas tarefas e projetos. Esse encaminhamento se dá por meio de atos unificados os quais envolvem transparência dos gestores, inovação nos alimentos e conhecimento dos consultores para haver mudanças.
Esse conhecimento, considerado mais técnico e aprofundado cientificamente, tende a colocar as empresas em patamares elevados diante da concorrência, pois a competitividade do mercado é traçada pelas culturas consumeristas que surgem na sociedade, dando uma responsabilidade à marca em levar informações úteis e se aproximar mais do público-alvo.
As maiores vantagens em se ter uma consultoria ajudando a empresa no desenvolvimento de um portfólio são estas:
Podemos concluir então que a estratégia nutricional é uma ferramenta muito relevante para o negócio da empresa, pelo fato de ser determinante nas ações de curto, médio e longo prazo. Assim, é um instrumento de decisões estratégicas.
Agora que já entende algo sobre alimentos inovadores e como começar a produzi-los, entre em contato conosco e saiba mais sobre esse assunto.