BLOG

Estrategia em Alimento

Conheça o mercado de food service e suas principais inovações

Food service é um segmento de mercado que oferece produtos ou serviços alimentares sob demanda fora de casa abrangendo uma grande cadeia que envolve tanto a linha de produção de alimentos até equipamentos para embalá-los ou transportá-los.

Esse setor tem crescido rapidamente no Brasil. Uma pesquisa comprovou que 34% da população brasileira realizam refeições fora de casa e esse tipo de gasto equivale a até 25% da renda total.

Acompanhe o texto e conheça as principais inovações do mercado de food service!

Relacionar experiência à alimentação

Uma das novidades introduzidas pelos food service é ligar a experiência à alimentação. Isso quer dizer criar ações temporárias que oferecem sensações diferentes às pessoas que costumam comer fora de casa.

Criar eventos como feiras gastronômicas, é bastante estimulante para conhecer não apenas novos lugares de uma cidade, mas também sabores novos. Além disso, nesse tipo de evento existem algumas modalidades de “faça você mesmo” (do it yourself), nas quais as pessoas montam seu próprio prato a partir de determinados ingredientes disponíveis, o que traz uma experiência estimulante para o cliente.

Associar valor à alimentação

As pessoas têm preferido gastar mais dinheiro com uma alimentação mais saudável, nesse contexto, os produtos orgânicos e alimentos integrais têm se tornado tendência importante no mercado de food service. Portanto, agregar valor à alimentação pode ser bastante interessante em termos lucrativos, com ajustes do preço final do produto.

Apostar em cozinhas étnicas

Muita gente que come fora de casa quer fugir daquele tradicional arroz com feijão. E o mercado de food service tem abocanhado grande clientela quando oferece cozinhas étnicas. Essa é uma proposta de ofertar comidas típicas de países e regiões diferentes.

Geralmente as pessoas tomam gosto por uma culinária estrangeira por meio de viagens ou até mesmo por assistir programas de TV ou acompanhar canais pela internet. Elas se sentem motivadas em procurar uma comida estrangeira. Um exemplo bastante claro disso é o crescimento das redes de comida mexicana no Brasil e no mundo.

Incluir tecnologia no mercado de food service

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada para trazer inovações no mercado de food service. Um exemplo é o caso da rede de lanchonete Burger King que fez uma pesquisa de dados e descobriu que as pessoas gastam muito tempo no trânsito e gostariam de pedir um lanche enquanto estão ali.

Essa empresa descobriu que há muita oportunidade de lucrar em países com problemas de congestionamento. Tal ideia ainda está sendo analisada, mas há previsão de ser implementada em cidades como São Paulo, Xangai e Los Angeles.

Dessa forma, o uso da tecnologia pode fazer com que o empresário compreenda as razões que levam uma pessoa a escolher determinada comida, dependendo da sua localização ou situação que estiver passando durante o dia.

Essas foram algumas informações sobre o mercado de food service. As inovações apresentadas aqui podem potencializar a sua efetividade se aliadas a outras estratégias para atrair consumidores. Investir em branding, divulgar os benefícios do produto nas embalagens e estudar as características do consumidor estão entre as ações necessárias.

Você quer conhecer quais são os potenciais da sua empresa de alimentos? Leia agora mesmo e descubra 8 motivos para contratar uma consultoria em alimentos.