A busca por uma alimentação saudável faz o setor ser um dos mais promissores nos últimos anos no Brasil. Só para se ter uma ideia, entre 2009 e 2014, esse mercado ligado à saúde e ao bem-estar, que movimenta US$ 35 bilhões por ano no país, cresceu 98%.
Esses números refletem uma busca cada vez maior da população por alimentos saudáveis. Consumidores mais conscientes, além do acesso à informação e tecnologia, permitem à cadeia crescer como um todo, desde a produção até a ponta final: o cliente. O relatório “Macrotendências sociais e tendências em alimentos”, da RG Nutri, aponta para novas diretrizes e a necessidade de se criar soluções para um sistema sustentável no setor.
Com isso, diversas empresas de alimentação saudável aproveitam essa onda para crescer, produzir mais e melhor, de forma sustentável, e oferecer produtos de qualidade. Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer algumas empresas que se destacaram no setor, não deixe de ler este artigo até o fim e ver exemplos de sucesso!
A startup tem, entre os objetivos, o combate ao desperdício de alimentos. A equipe compra frutas e legumes de pequenos produtores que não estão dentro do padrão e, certamente, seriam descartados.
A partir daí, a equipe da Fruta imperfeita monta cestas que podem ser entregues semanalmente ou a cada 15 dias para os clientes. O serviço funciona por meio de uma assinatura e atende moradores da cidade de São Paulo.
Essa iniciativa europeia tem vendido refeições de restaurantes, padarias e supermercados que iriam para o lixo. A ideia é vender aquilo que não foi consumido ao longo do dia por um preço bem em conta.
O cliente baixa o aplicativo do Too good to go e tem acesso ao cardápio do restaurante. No entanto, não dá para escolher a refeição, pois depende do que sobrou naquele dia. As marmitas são vendidas entre 2 e 3,80 libras (algo em torno entre R$ 10 e R$ 20).
O serviço já está disponível em países como Dinamarca — onde começou — França, Reino Unido, Áustria, Alemanha, Suíça e Noruega.
A Beyond Meat é uma startup com origem nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. A empresa produz hambúrgueres, salsichas, bacon, entre outros produtos, a partir da proteína de plantas. Os produtos têm mesma forma, mesmo sabor e mesma textura dos de origem animal.
A empresa foi fundada em 2009 e, quatro anos depois, colocou os produtos para venda no mercado norte-americano.
Como você pode perceber até aqui, não faltam oportunidades para quem deseja empreender nesse ramo. São diversas as empresas de alimentação saudável que encontraram um novo nicho a ser explorado. Tudo isso, pensando em uma forma mais sustentável de alimentar a população mundial, com menos impacto ambiental.
Se você gostou deste artigo e acredita que dá para empreender de uma forma sustentável no universo da alimentação, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e espalhe essa ideia!