4 dicas para atuar com marketing na área de alimentação e nutrição

Postado por em nov - 1 Comentário

Produzir alimentos saudáveis e de boa qualidade em uma empresa é fundamental para conquistar consumidores fiéis, mas para que as pessoas se lembrem da marca, o marketing na área de alimentação e nutrição não pode faltar.

Esse trabalho de marketing nutricional busca comunicar os principais benefícios nutricionais dos produtos, como: “rico em vitamina A”, “baixo valor calórico”, “fonte de ferro e zinco”, entre outros.

A linguagem utilizada na comunicação entre marcas e consumidores pode ter vantagens consideráveis, como um conhecimento mais aprofundado do público, o desenvolvimento de um relacionamento saudável, uma melhor organização da verba de marketing e outras consequências benéficas para o negócio.

Pensando nisso, listamos uma série de estratégias para o seu negócio. Acompanhe o texto e abra vantagem sobre a concorrência no mercado de alimentos!

1. Posicione o branding

O que a sua empresa oferece exatamente? Prefere se identificar com os consumidores ou gostaria que eles se identificassem com os alimentos da sua marca?

Se você faz parte de uma grande empresa do ramo de alimentos japoneses, por exemplo, que produz embalagens com peixes crus e frutos do mar em uma área na qual as pessoas amam sanduíches e pizzas pré-aquecidas, terá que estabelecer alguns parâmetros para o negócio dar certo.

O primeiro passo é fazer o produto ser conhecido pelo público, conscientizando-o que seu peixe é extremamente delicioso ou algo nesse sentido. Em segundo lugar, é preciso deixar claro os diferenciais da empresa.

Além disso, é preciso entender se o produto vendido será voltado para um público familiar, oferecendo tamanhos que atendam a toda família, ou se será oferecido em pequenas porções, que atendam a uma ou duas pessoas.

Se o negócio for desenvolvido em uma grande capital, qual será o seu público-alvo: executivos que gostam de alimentos rápidos e práticos de comer para não perder seus compromissos ou consumidores que gostam de apreciar uma boa comida nas horas de lazer? É preciso conhecer bem o público antes de tomar qualquer decisão.

2. Valorize o alimento

O marketing na área de alimentação e nutrição é considerado uma ferramenta muito importante. Uma campanha de alimentos sobre peixes e seus benefícios, por exemplo, terá como consequências um aumento significativo nas vendas e a melhora na percepção que os consumidores têm sobre o produto como uma comida saborosa e saudável.

Geralmente vemos as jogadas de marketing sendo utilizadas para promover produtos industrializados como refrigerantes, cereais e fast-foods. Isso se deve ao fato de alimentos processados serem historicamente valorizados, seja pela comodidade da comercialização, seja pelo prazo de validade maior — ou ainda pelo sabor e pela aparência.

Chegamos à conclusão de que quanto mais valorizado é o produto, maior será o lucro pelo alimento, pois sua procura é grande. Não é de se espantar que os maiores lucros existentes são justamente daqueles altamente processados de redes de fast-food e afins, justamente pelo fato de investirem alto em merchandising para atrair cada dia mais consumidores.

3. Rotule a comida

Naturalmente, a maioria dos consumidores busca embalagens que comunicam com clareza a composição do produto, bem como seus benefícios. Podemos citar como exemplo os consumidores que levam uma vida mais saudável, que procuram sempre por rótulos orgânicos, sem gorduras trans ou sem agrotóxicos.

Aqueles mais exigentes podem, ainda, querer saber da procedência do alimento, como ele foi produzido, quais são as políticas da marca quanto ao tratamento dos animais, entre outros quesitos. Por isso, a utilização de rótulos se faz tão importante e parte essencial no marketing nutricional.

4. Fidelize

Criar a rotina de estabelecer condições especiais por certo período de tempo é fundamental criar um relacionamento e fidelizar seus clientes. Pode-se promover, por exemplo:

  • cartões fidelidade (junte X carimbos e ganhe um desconto exclusivo);
  • preços reduzidos para determinados alimentos por tempo limitado;
  • ofertas ou combos de produtos.

Logo após ter definido todo o planejamento para a campanha promocional, é necessário pensar em como divulgá-la, podendo utilizar redes sociais, e-mail marketing e ligações telefônicas.

Podemos concluir que, de modo geral, um plano nutricional bem elaborado é uma ferramenta de extrema relevância para a boa gestão da empresa, pelo fato de determinar as ações de curto, médio e longo prazo. Lembre-se: não se trata de um instrumento para o marketing da empresa, mas para decisões estratégicas.

Gostou de aprender tudo sobre o marketing na área de alimentação e nutrição? Então não perca tempo e entre em contato conosco para que possamos ajudar a sua empresa a colocar essas dicas em prática!

Uma resposta para “4 dicas para atuar com marketing na área de alimentação e nutrição”

  1. Muito bom o artigo, pesquisando sobre esse assunto na
    internet encontrei aqui algumas das informações que
    procurava. Gostei obrigado!!!

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