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Estrategia em Alimento

3 tendências na indústria de alimentos que vieram para ficar

O hábito alimentar da sociedade tem mudado constantemente desde que o mercado passou a investir na qualidade dos produtos. Por essa razão, as tendências na indústria de alimentos têm sido voltadas para inovar cada vez mais e surpreender os consumidores.

Na mesma proporção, o crescimento rápido de opções no varejo de alimentos tem estimulado a quantidade de promoções, inovações e personalizações, de acordo com as características de cada pessoa que compra os produtos. O desenvolvimento mais recente de nossa época é a tentativa de colocar em circulação produtos artificialmente criados, servindo de resposta à substituição de fazendas e fábricas tradicionalmente inseridas nesse ramo.

Pensando nisso, vamos mostrar quais os alimentos que estão mais em alta hoje, assim você ficará por dentro do que acontece nesse setor. Confira com a gente!

1. Clean label

Essa inovação na indústria tem gerado grandes transformações, sendo que esse mercado está em crescimento significativo desde 2015, quando o Eutomonitor registrou a marca de U$165 bilhões de dólares somente com a venda desses itens. Tal conceito tem três fundamentos que o norteiam, são eles:

  • relação de ingredientes;
  • tipo de comunicação do rótulo;
  • produção e comercialização dos produtos.

Desse modo, a lista dos ingredientes utilizados deve ser a menor possível, integrada por substâncias naturais e essa comunicação no rótulo deve ser pautada primordialmente de maneira limpa, clara e concisa.

2. Alimentação funcional

Focar no consumo de alimentos saudáveis já não basta no mundo moderno. Por isso, outra inovação do mercado é criar opções com objetivos funcionais específicos, pois a necessidade de alimentação somente para ingestão e satisfação não surte mais efeitos, sendo cada vez mais exigido pelos consumidores, alimentos que entreguem benefícios nutricionais.

A era dos produtos “light” e “diet”, além da preocupação com as calorias consumidas, tem dado lugar à era dos alimentos completos com alta densidade nutricional. A ideia de manter um equilíbrio e ter moderação na hora de comer valerão muito mais que o antigo hábito de restringir ou cortar da alimentação algum alimento que se gosta bastante.

3. Lanches e sobremesas saudáveis

Como já dito, o estilo de vida saudável virou moda, tampouco o hábito de realizar lanches intermediários. Assim, a quantidade de sobremesas e lanches rápidos e saudáveis, estão ganhando força no mercado. Existem opções infinitas de snacks que podem ser consumidos sem deixar a saúde de lado.

Quanto menos produtos processados nos alimentos, melhor a valorização dada a ele. Portanto, o ideal é fazer a substituição de açúcares por adoçantes naturais e colocar legumes em receitas que antes só tinham produtos gordurosos, dando mais textura e deixando os lanches saborosos.

Podemos concluir que a estratégia nutricional deve ser utilizada como uma ferramenta muito relevante para o negócio, pois, dessa maneira, permitirá o lançamento de ações de curto, médio e longo prazo. Logo, é um instrumento voltado para decisões estratégicas.

Agora que você já conhece as tendências na indústria de alimentos, entenda o que é a alimentação plant-based!