O Brasil é popularmente conhecido como um grande consumidor de bebidas alcoólicas, dos mais diferentes tipos: cerveja, cachaça, catuaba, vinho, entre outras especialidades que caíram no gosto do público brasileiro.
As empresas de alimentos precisam estar atentas a atual situação do mercado de bebidas, bem como as atuais mudanças, principalmente no que concerne às ações de marketing.
Neste conteúdo vamos falar sobre a atual situação do mercado, bem como essas mudanças geram a necessidade de reposicionamento de marca. Boa leitura e aproveite o texto!
O mercado de bebidas alcoólicas é um dos mais aquecidos no setor nacional. Alguns dados que comprovam essa importância são:
Apesar de tudo que falamos, o consumo desse tipo de bebida vem diminuindo no cenário nacional (queda de 11% entre 2010 e 2016 no consumo per capita).
Recentemente as maiores marcas do mercado precisaram passar pelo árduo — e necessário — processo de reposicionamento de marca. Alguns cases de sucesso nesse aspecto são:
Por que a necessidade do reposicionamento de marca no setor de bebidas alcoólicas? Algumas variáveis interferiram consideravelmente nisso.
A entrada de cervejas premium no mercado nacional (Heineken, Stella Artois, Budweiser, entre outras) e sua expansão de consumo obrigou que as marcas nacionais começassem a se diferenciar. Afinal, esses rótulos novos sempre foram consagrados fora do país por ações de marketing criativas e que seduziam o cliente pela irreverência.
Diante disso, as marcas nacionais tiveram de se reinventar para disputar espaço com as demais concorrentes e atrair a atenção do público. Lembre-se que atualmente o consumidor adota cada vez mais a política de “beber menos, mas beber melhor”.
Além desse ponto, a mudança na mentalidade da população brasileira exigiu que alguns conceitos, que eram “padrões” das campanhas de publicidade de bebidas alcoólicas até os anos 2000, começassem a se transformar.
As campanhas com tons machistas, ou com piadas politicamente incorretas, atualmente mais afastam o cliente do que o aproximam, o que exigia uma mudança considerável. Um dos principais casos foi o da Skol, tal como apontamos acima e, também, com a criação do rótulo Skol Beats 150 BPM, cuja embaixadora é uma mulher (Anitta), algo impensável nos anos 1990.
Valores como multiculturalismo, quebra de padrões, eliminação de preconceitos de gênero, empoderamento, valorização LGBTQ+ são cada vez mais exigidos para que as empresas de bebidas alcoólicas consigam a atenção dos seus clientes.
O mercado de bebidas é extremamente importante para a economia nacional. Por isso ele atrai uma série de empresas nacionais e internacionais para o país. Ao mesmo tempo, é um dos que têm consumidores mais exigentes. É fundamental saber como se comunicar com eles para conseguir melhores resultados.
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