BLOG

Estrategia em Alimento

Como as escolas podem combater a obesidade?

Uma interessante publicação de pesquisadoras da USP traz 51 atividades educativas, entre ações, programas e disciplinas, que podem ser realizadas em salas de aulas, com um viés voltado para alimentação saudável.
Uma das maneiras de cuidar de nossa saúde e de prevenir alguns tipos de doenças é procurar ter uma alimentação saudável, mais caseira, rica em nutrientes e vitaminas, com menos sódio, açúcar e gorduras. E podem ser encontrados em alimentos in natura, que vêm diretamente da natureza e são livres de agrotóxicos.
Entretanto, um dos grandes problemas enfrentados é a falta de acesso das pessoas a alimentos saudáveis. Algumas nem mesmo conseguem analisar e diferenciar os tipos de alimentos. Por isso, é importante que, desde cedo, crianças e adolescentes tenham acesso a essas informações para evitar que cresçam alimentando-se mal e inadequadamente. Foi pensando nisso que pesquisadores da USP lançaram um e-book com diversas atividades educativas sobre esse tema. A obra traz jogos de tabuleiro, exercícios sobre classificação de alimentos e elaboração de cartazes sobre alimentação saudável, balanço energético, guia alimentar, colesterol e até análises de rótulos. Esses são apenas alguns exemplos de algumas das 51 atividades propostas no e-book Educação Alimentar e Nutricional como Estratégia para a Prevenção da Obesidade e seus Agravos – Práticas pedagógicas aplicadas à escola, que está disponível gratuitamente para download no Portal de Livros Abertos da USP.
A ideia dessa obra teve origem no Peduca, programa lançado oficialmente em 2020. O programa prevê a incorporação da temática Alimentação e Nutrição de maneira transversal, a ser ministrado pelo professor da classe ou de disciplinas que já integram os currículos escolares. Contando com a parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o curso é um dos primeiros a ser oferecido virtualmente e de forma gratuita, a todos os funcionários públicos vinculados às escolas estaduais do Estado de São Paulo.
Para se ter uma ideia do conteúdo disponível, trazemos como exemplo os quadrinhos da Gigi Galáctica e Bete Beterraba, duas personagens que, de maneira lúdica e usando uma linguagem bem acessível às crianças, trazem dicas de alimentação saudável. Gigi passa informações sobre como identificar alimentos e saber as melhores opções para manter hábitos alimentares saudáveis. Bete Beterraba ensina a identificar alimentos saudáveis, a ler rótulos e entender quais são as características de um alimento pobre em nutrientes.

Uma forma didática de ensinar sobre alimentação saudável, inserindo, desde cedo, a criança numa ideologia mais saudável. Lizandra, nossa cientista ainda complementa, “Na RGNutri apoiamos as ações e iniciativas com intuito de propagar a educação nutricional infantil, e assim contribuir para redução das taxas de obesidade infantil, que segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), realizado com mais de 15.000 crianças identificou que 1 a cada 10 crianças brasileiras está acima do peso ideal.”