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Estrategia em Alimento

A Embrapa e seu apoio às Startups do Segmento Agro

Um relatório mapeando as Startups do setor Agro do Brasil foi disponibilizado pela Embrapa neste ano. O documento, que contém diversas informações e conceitos sobre o assunto, foi realizado por meio de pesquisas no banco de dados do setor agropecuário. Participam desta lista as agTechs que possuem dados ativos e atualizados.

A distribuição geográfica pode ser um importante indicativo da maturidade dos ecossistemas locais de inovação agrícola, como por exemplo startups localizadas próximas à universidades, já que estes locais concentram diversas iniciativas na geração de novos conhecimentos, práticas e tecnologias para o setor.

O agronegócio tem se destacado entre os melhores resultados da economia brasileira, representando 27,4% do produto interno bruto (PIB) nacional em 2021, fazendo com que o Brasil seja uma reconhecida potência agropecuária mundial. Isso ocorre, em grande parte, por causa do esforço inovador das instituições de pesquisa brasileiras, como a Embrapa. Este desenvolvimento do ecossistema de inovação agrícola se mostra em crescente evolução no âmbito brasileiro.

Apesar de toda a evolução, o relatório faz um alerta sobre a desigualdade de gênero presente neste setor. O Censo Agropecuário de 2017 identificou 5,07 milhões de estabelecimentos agropecuários, dos quais apenas 18,7% estão sob gestão feminina e são os locais que têm menor acesso à equipamentos, assistência técnica e crédito, mostrando que as mulheres enfrentam mais obstáculos do que os homens no acesso aos recursos. Além destes, destacam-se também a sobrecarga de tarefas, falta de confiança no próprio desempenho, em decorrência da cultura machista, e inadequação do ambiente de trabalho, como falta de banheiros femininos.

A igualdade de gênero é um elemento essencial para construir um mundo justo, próspero, socialmente inclusivo e sustentável, segundo a “Agenda 2030”. Para contribuir, esta possui iniciativas para emponderar mulheres, junto com a ONU para Mulheres. A conscientização das empresas em relação à força de trabalho heterogênea é fundamental para incentivar a diversidade e o aumento da presença feminina no âmbito das agrotechs.

O documento “Visão 2030”, da Embrapa, publicou as megatendências para orientar as estratégias de inovação destas empresas, como por exemplo: o protagonismo dos consumidores e a criação indoor, que surgiu pela necessidade mostrada pela Covid-19.

Para o mercado interno, a ideia é reduzir a importação de produtos alimentares, tornando-se o próprio gerador dos produtos de consumo da sua população. Para o mercado externo, o foco está no alcance de novos mercados, no aumento de divisas e também na valorização dos produtos locais.

Referência: https://radaragtech.com.br/wp-content/uploads/2022/11/relatorio_Radar-Agtech-2022_Embrapa_HomoLudens_SPVentures.pdf