BLOG

Novembro azul

Desde 2012, influenciado pelas ações do outubro rosa, o mês de novembro é voltado para a saúde do homem. Com o objetivo de promover melhores condições de saúde ao público masculino, o instituto Lado a Lado Pela Vida idealizou a campanha “Novembro Azul”. A primeira ideia ocorreu em 2008, com o tema “Um Toque, Um Drible”, com o objetivo de mudar os paradigmas em relação a ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos referentes ao câncer de próstata. Um pouco depois, em novembro de 2012, a campanha ganhou referência nacional no foco a atenção à saúde do homem e, a cada ano, são realizadas diversas atividades com impacto nacional e internacional sobre a prevenção do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Dentre suas funções, está a proteção e a envoltura da porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e a produção parcial do sêmen (líquido liberado durante o ato sexual que contém os espermatozoides).
O câncer de próstata é o sexto tipo mais frequente no mundo e o mais prevalente em homens. É observado em alta incidência em outros países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, representando 10% do total de cânceres no mundo. No Brasil, 37% dos homens referem diagnóstico de câncer desse tipo e, somente em 2014, 68.800 novos casos foram estimados.
Três quartos dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, porém, muitos homens tem a descoberta mais tardiamente devido ao processo lento de crescimento do tumor (cerca de 15 anos para atingir 1cm³), o que leva a milhares de mortes a cada ano. O aumento nas taxas de incidência pode ser observado pela melhoria nos métodos diagnósticos, qualidade de informação transmitida e maior expectativa de vida.
A principal causa relacionada a esta identificação tardia da doença é a não realização de exames. Os dois exames mais comuns e efetivos são o Exame de Toque Retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Especifico). Embora os exames sejam simples, o Exame de Toque Retal gera maior resistência devido a sua característica invasiva e ao “tabu” que muitos homens sofrem sobre a realização do exame. Felizmente, a consciência deste problema de saúde, bem como a realização dos exames, vem aumentando, direcionando para um quadro positivo no país.
Alguns fatores não modificáveis aumentam o risco do desenvolvimento da doença: homens com mais de 45 anos; homens com mais de 40 anos com histórico familiar da doença; homens da etnia negra. No entanto, a recomendação principal é: todo homem com mais de 45 anos de idade deve fazer o exame anualmente.
Além dos exames, uma alimentação equilibrada pode contribuir com a proteção do corpo. Além disso, a composição de alguns alimentos e nutrientes podem apresentar um efeito protetor em relação ao desenvolvimento do câncer de próstata:
– Vitamina C: diversos estudos mostram que o consumo balanceado desse nutriente pode diminuir o risco de desenvolvimento da doença. Ela está presente em frutas cítricas como limão, morango e abacaxi, e outros alimentos como batata, pimentão e couve;
– Licopeno: é um pigmento natural presente em alimentos como tomate, goiaba, mamão e melancia, com forte ação antioxidante. Seu consumo, principalmente proveniente do tomate após cocção, pode levar ao menor risco do aparecimento do câncer de próstata;
– Selênio e vitamina E: pela sua atividade antioxidante, sua ingestão pode estar associada à proteção da próstata. Estão presentes na castanha do Pará, carnes, ovos e grãos integrais e em óleos vegetais, abacate, amendoim e amêndoa, respectivamente;
– Alimentos como romã e chá verde, se consumidos com regularidade, também podem ser considerados fatores de proteção à próstata.
Com a conscientização sobre a gravidade do câncer de próstata, a realização de exames preventivos e a adoção de uma alimentação balanceada, os homens podem ter uma melhor qualidade de vida!

 

Referências bibliográficas:
1. Bai XY, Qu X, Jiang X, Xu Z, Yang Y, Su Q, Wang M, Wu H. Association between Dietary Vitamin C Intake and Risk of Prostate Cancer: A Meta-analysis Involving 103,658 Subjects. J Cancer. 2015 Jul 28;6(9):913-21.
2. Brasil. Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2014.
3. Instituto Lado a Lado pela Vida – Campanha Novembro Azul. Disponível em: http://www.novembroazul.com.br/
4. National Cancer Institute. Prostate Cancer – for patients. Disponível em: http://www.cancer.gov/types/prostate
5. NEPA- Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação. Tabela brasileira de composição de alimentos. TACO. Campinas: UNICAMP. 2011;4.
6. Patel VH. Nutrition and prostate cancer: an overview. Expert Rev Anticancer Ther. 2014 Nov;14(11):1295-304.
7. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.
8. Wang Y, Cui R, Xiao Y, Fang J, Xu Q. Effect of Carotene and Lycopene on the Risk of Prostate Cancer: A Systematic Review and Dose-Response Meta-Analysis of Observational Studies. PLoS One. 2015 Sep 15;10(9):e0137427.