PORTALRGNUTRI

O SUCESSO DA JACA

julho 22, 2017

A jaca é a maior fruta que cresce em árvores e é encontrada principalmente no sudeste asiático, mas, sua ótima adaptação a climas tropicais e subtropicais faz com que seja encontrada com facilidade em nosso país e tem ganhado espaço em relatórios de tendência em alimentação, principalmente pela sua aparência de carne desfiada quando cozida, amplamente utilizada nas cozinhas vegetariana e vegana.
Além disso, a jaca pode ser mais versátil do que se imagina: é consumida in natura quando amadurece e quando colhida ainda verde, não possui o cheiro forte característico e seu sabor é neutro, o que permite temperar e consumir em preparações salgadas. Após seu cozimento, a polpa da fruta adquire consistência similar à carne cozida e desfiada e vem chamando a atenção da indústria alimentícia e de pessoas que estão à procura de alternativas para os alimentos de origem animal.
Se você quiser provar, aqui vai uma dica importante: antes de cortar a jaca verde, espalhe óleo na faca, na tábua de corte e nas mãos, já que a polpa libera um líquido pegajoso difícil de lavar. Ficou curioso? Anote nossa receita de ‘Bolinho de mandioca com carne de jaca’:


BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE DE JACA

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Valor nutricional por porção: 183 kcal

Ingredientes
Recheio:
Óleo vegetal
½ jaca verde pequena (1,5 kg)
Água
½ cebola descascada e cortada em cubos pequenos
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) de sal
Pimenta-do-reino preta moída a gosto
Orégano a gosto
Salsinha picada a gosto

Massa:
5 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada
¼ xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (café) de sal

Montagem:
Azeite para untar
1 gema para pincelar
Orégano a gosto

Modo de preparo
Recheio:
– Antes de manusear a jaca, espalhe óleo nas mãos e utensílios para evitar que os líquidos da fruta fiquem grudados. Corte a fruta em pedaços grandes com a casca;
– Em uma panela de pressão, coloque a jaca cortada e cubra com água. Deixe cozinhar por 20 minutos depois que pegar pressão;
– Espere esfriar e desfie a polpa da jaca, desprezando o centro rígido e as sementes. Reserve;
– Em uma panela, doure a cebola no azeite, acrescente a jaca desfiada e refogue;
– Acrescente o sal, a pimenta, o orégano e a salsinha e reserve.

Massa:
– Em um recipiente, misture a mandioca, a farinha e o sal até ficar homogêneo.

Montagem:
– Para fazer os bolinhos, abra um pouco de massa na palma da mão untada com azeite e recheie com a jaca refogada, enrole formando bolinhos ovais;
– Disponha os bolinhos em uma assadeira untada com azeite, pincele a gema e salpique o orégano;
– Leve para assar em forno baixo por aproximadamente 30 minutos, até dourar. Sirva em seguida.

Referências bibliográficas:

Introducing jackfruit: the next big thing in plant-based meat alternatives? Disponível em: http://www.foodnavigator.com/Market-Trends/Introducing-jackfruit-The-next-big-thing-in-plant-based-meat-alternatives. Acesso em: 30 de junho de 2017.

Jackfruit heralded as ‘miracle’ food crop. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2014/apr/23/jackfruit-miracle-crop-climate-change-food-security. Acesso em: 30 de junho de 2017.