BLOG

Estrategia em Alimento

Desperdício de alimentos

Um documento divulgado pela FAO aponta que 348 mil toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados diariamente na América Latina. Este desperdício envolve todas as etapas de produção, desde a colheita, passando pelo manuseio, transporte, central de abastecimento, indústria, supermercado, até chegar ao consumidor final.
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maior perda está no transporte, chegando a 50% e, quando o alimento se apresenta “machucado”, o motivo de descarte é ainda maior, pois estes produtos passam a não se encaixar no padrão estético exigido pelo varejo, mesmo sendo comestíveis.
Na Alemanha, dados como este estimularam jovens a criar um sistema de coleta de alimentos excedentes que tem se expandido para diversos países como Espanha, Itália e índia. Trata-se de uma iniciativa conhecida como foodsharing.de, na qual os alimentos excedentes são recuperados de supermercados, padarias, mercados, restaurantes e casas particulares e colocados em geladeiras e prateleiras de lugares públicos como em escolas, empresas, igrejas e universidades. A ideia se baseia em incentivar a conscientização das pessoas referente a quantidade de comida jogada fora e estimular que cada um se cadastre no projeto para que possam deixar e pegar alimentos presentes nessas geladeiras para compartilhá-los.
Mesmo sendo considerado um dos dez países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo, o Brasil também conta com iniciativas que visam diminuir este desperdício, como o trabalho realizado pelos Bancos de Alimentos, cujo objetivo é diminuir o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo através da arrecadação de alimentos que seriam desprezados.

 

Referências bibliográficas
1. Planeta Saudável. Como e por que evitar o desperdício. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-evitar-desperdicio-seguranca-alimentar-bons-fluidos-752309.shtml> Acesso em: 26 abr. 2016.
2. Instituto Akatu. América Latina desperdiça até 348 mil toneladas de alimentos por dia. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/America-Latina-desperdica-ate-348-mil-toneladas-de-alimentos-por-dia> Acesso em: 26 abr. 2016.
3. FAO/OMS BRASIL. Reduzir o desperdício de alimentos na América Latina e Caribe será chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: <http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/en/c/407781/> Acesso em: 26 abr. 2016.
Banco de Alimentos. Banco de alimentos – colheita pela vida. Disponível em: <http://www.bancodealimentos.org.br/conheca-banco-de-alimentos/> Acesso em: 26 abr. 2016.