BLOG

Fermento natural – O método milenar de fazer pão

Você já ouviu falar de pão feito com fermento natural? Chamado de “sourdough”, esse tipo de pão tem um sabor inigualável e vem criando adeptos por todo o mundo.
Criado por nosso ancestrais, o método é baseado na criação de “sourdough starter” (em inglês), “levain” (em francês), ou, em português, fermento natural. A criação deste fermento acontece por meio da mistura de um grão e um líquido, durante alguns dias, à temperatura ambiente: junção de fatores que proporcionam um bom lugar para o crescimento de bactérias que, primeiramente, irão se alimentar dos nutrientes do grão e deixarão o local ácido. Posteriormente, esse local estará ácido o suficiente para que as leveduras possam se desenvolver, tomando o lugar das bactérias iniciais que não são capazes de sobreviver em um meio tão ácido. Depois de pronto, o fermento natural é usado para fazer o pão, trazendo um sabor ácido e fazendo os fãs de panificação ficarem de queixo caído.
A produção do pão a partir de fermento natural é um processo lento; o pão pode chegar a demorar um dia para ficar pronto por demandar muitas horas na etapa de descanso. Além de trazer um sabor diferente do costumeiro de pães caseiros, o método proporcionará um pão fresco, livre de ingredientes artificias.

 

Referências bibliográficas: 
1. Minha Pequena Boulangerie. Sourdough, o rei dos pães. Disponível em: http://www.minhapequenaboulangerie.com.br/sourdough-o-rei-dos-paes/. Acesso em: 30 de agosto de 2016.
2. Revista Menu. Pães de fermentação natural vem conquistando admiradores. Disponível em: http://www.revistamenu.com.br/2016/08/22/paes-de-fermentacao-natural-vem-conquistando-admiradores/. Acesso em: 30 de agosto de 2016.