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Estrategia em Alimento

Diversificação de produtos: explorando novos mercados para sua empresa de alimentos

A diversificação de produtos é uma estratégia comercial eficaz para ampliar as vendas de um negócio e fortalecer a sua presença dentro do mercado. Para uma empresa de alimentos, isso não poderia ser diferente. Aqui, no entanto, não basta apenas aumentar o portfólio com itens que, na verdade, podem não ser tão relevantes para o público-alvo. Para garantir um impacto positivo, é fundamental coletar informações e fazer um planejamento eficiente.

É pensando nisso que, neste artigo, falaremos um pouco sobre a diversificação de produtos e os benefícios proporcionados por esse movimento, quando bem consolidado. Por fim, você conhecerá alguns cases de sucesso de marcas que melhoraram sua retenção explorando novos mercados. Vamos lá?

Diversificação de produtos

A ampliação do portfólio por meio da diversificação de produtos é uma estratégia bastante inteligente. Trata-se de um processo que visa a expansão do alcance de mercado e da base de clientes, aumento de penetração e/ou de frequência de compra da marca.

É fundamental, no entanto, que as empresas de alimentos se antecipem quanto a essa estratégia, diminuindo o número de riscos associados à diversificação de produto. Aqui, buscar o auxílio de uma consultoria especializada é fundamental, ajudando a marca no entendimento daquilo que o público-alvo deseja e na projeção e/ou reformulação de produtos de acordo com seu objetivo nutricional e de mercado.

Benefícios da diversificação de produtos:

  • novos clientes: com a diversificação, a marca acaba ampliando a sua base de consumidores, além de agregar vantagens àqueles já existentes, como novas ocasiões ou formas de consumo. Aqui, falamos tanto em nível nacional quanto em mundial, para as marcas que visam a internacionalização;
  • oportunidade de crescimento: a motivação para a diversificação vem não apenas de resultados negativos (como baixo faturamento, concorrência competitiva), mas sobretudo pela visão de oportunidade de crescimento da empresa, principalmente por meio de análises de mercado e pesquisas para compreender o que exatamente o consumidor anseia; No entanto, é importante lembrar que as gôndolas dos supermercados não são elásticas, ou seja, possuem um limite de capacidade de sortimento. Por isso, aumentar investimentos em trademarketing, vendas e estudar a priorização de lançamentos é essencial para expansões melhor sucedidas.
  • fortalecimento da imagem de marca: a corporação que explora novos mercados com a diversificação inteligente de produtos melhora seu posicionamento e imagem de marca frente a consumidores, que tendem a percebê-la como atual e relevante, sobretudo quando os produtos são bem formulados junto às ações de marketing de alimentos, favorecendo a percepção de autoridade e responsabilidade da marca nos meios digitais e tradicionais.

Cases de sucesso

Nestlé

A Nestlé, originada na Suíça, começou com apenas um único produto — o Nestlé Milk Cereal, projetado para mães, que não conseguiam amamentar seus bebês — e se expandiu rapidamente por meio de estratégias bem planejadas de diversificação, comprando empresas e formando parcerias com outras.

Na década de 60, por exemplo, com um número crescente de famílias comprando freezers, ela soube explorar a demanda por sorvetes e adquiriu as marcas Jopa (alemã) e Heudebert-Gervais (francesa) para capitalizar esse crescimento. Ela conseguiu também a marca de alimentos congelados Findus, do fabricante sueco Marabou, e aumentou a sua exposição nos mercados internacionais.

Até hoje, a Nestlé busca explorar novos mercados e compor seu porfólio, que inclui até então alimentos para bebês, água engarrafada, cereais diversos, chás, café, produtos de confeitaria, itens lácteos, sorvetes, alimentos para animais de estimação, entre outros.

Sadia

A Sadia é uma marca brasileira que sempre se empenhou em diversificar os seus produtos e incrementar o seu portfólio. Uma das principais características da empresa é a criatividade para formular novidades que se tornam referências de mercado. Até 2008, antes de se unir com a Perdigão S.A e integrar a atual BRF, sua carteira incluía mais de 650 itens.

Foi nos anos 60 que a Sadia entrou no segmento de semiprontos e congelados, iniciando seus contratos para exportação de carnes. O principal produto da marca, até então, era o Peru Temperado Sadia. Com o sucesso, ela desenvolveu alimentos congelados diversos distribuídos basicamente em todo o Brasil.

Como foi possível perceber, a diversificação de produtos é uma alternativa que visa crescimento para as empresas de alimentos, permitindo que elas explorem novos mercados e aumentem sua margem de lucro quando há uma percepção clara de valor superior percebido pelo consumidor. Para garantir resultados positivos, lembre-se sempre de que a ação deve ser bem planejada muito antes de começar.

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