BLOG

Estrategia em Alimento

5 chefs brasileiros que influenciam o mercado de alimentos orgânicos

A popularidade dos orgânicos e dos restaurantes que trabalham com tais produtos vêm crescendo nos últimos anos. Se até pouco tempo atrás essa tendência parecia restrita aos nichos veganos e vegetarianos, hoje, o interesse pela origem dos alimentos conquista cada vez mais adeptos — chegando, até mesmo, a estabelecimentos como hamburguerias

Parte significativa do sucesso desses alimentos no país está no trabalho dos chefs brasileiros que se preocupam em trazer os orgânicos para a alimentação das pessoas. Neste post, listamos 5 nomes que merecem a sua atenção. Vamos conferir?

O mercado de alimentos orgânicos e naturais 

A ascenção do mercado de orgânicos e naturais está diretamente associada às transformações nos hábitos de consumo. As pessoas vêm, cada vez mais, orientando suas escolhas em alimentos baseando-se nos benefícios que eles trazem à saúde, ao bem-estar e, de forma crescente, também à natureza. Questões como sustentabilidade de processos e transparência nas informações fazem toda a diferença para esse consumidor. 

Sob esse ponto de vista, a prioridade de consumo passa a ser, para muitos, dos alimentos orgânicos. Isso porque a agricultura orgânica é um sistema de produção que visa o plantio de frutas, legumes e verduras de forma sustentável — sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes etc. Esse modelo de cultivo promove interações positivas com o meio ambiente, e resulta em alimentos livres de uma série de compostos químicos. 

Os orgânicos nos restaurantes

Seguindo a tendência, os restaurantes estão aderindo a esse novo estilo para suprir às demandas dos consumidores. Trata-se de uma opção desafiadora, considerando aspectos de produtividade e de prioridade na comercialização das versões convencionais e não orgânicas pelos canais de venda tradicionais. Contudo, é interessante que esses estabelecimentos se inspirem no modelo e encontrem oportunidades para os orgânicos — se não em toda sua cadeia, ao menos em partes de seus processos. 

Além disso, apesar da compra de alimentos orgânicos custar, ainda nos dias de hoje, mais ao orçamento do restaurante do que a aquisição das versões convencionais, os consumidores já alinhados aos hábitos de consumo atuais estão sempre dispostos a pagar um valor mais alto para comer de forma saudável e ambientalmente amigável.

Os chefs brasileiros que influenciam esse mercado 

1. Alex Atala

Alex Atala é, certamente, um dos chefs brasileiros mais engajados com o mercado de orgânicos. Incentivador da biodiversidade dos ingredientes do nosso país, o chef é um dos muitos que vêm usando a gastronomia para promover a conscientização sobre problemas sérios, como desperdício e falta de alimentos saudáveis para a população. 

Exemplo disso é o seu restaurante Bio – Comer Saudável, em São Paulo. A maioria dos ingredientes utilizados no estabelecimento é orgânica, sendo o objetivo principal de cada processo aproveitar o alimento por completo — como os talos de coentro e salsinha (que são usados na farofa) e as cascas de manga, que viram geleia.

Embora algumas grandes marcas também apareçam no restaurante, a prioridade é a aquisição diretamente de pequenos produtores. De acordo com Alex, o orgânico pode ser uma grande bandeira para alimentar o mundo, dando voz aos agricultores e dignificando a natureza, responsável por nos fornecer o alimento. 

2. Paola Carosella

A argentina que escolheu o Brasil para viver e trabalhar é outro grande nome da gastronomia. Ela se tornou conhecida no país ao participar da versão brasileira do programa Masterchef, no entanto, a chef é também famosa por seus menus únicos e que privilegiam o orgânico. 

A profissional afirma ser adepta de uma cozinha simples, que tenta levar ao prato o ingrediente brilhando ao máximo. Segundo Carosella, o orgânico é ideal para isso, já que, além do sabor, apresenta diversas outras vantagens ao consumidor e ao planeta. Para isso, ela faz parcerias com agricultores que produzem orgânicos em São Paulo. 

3. Bel Coelho

No restaurante Clandestino, em São Paulo, a chef e proprietária Bel Coelho faz questão de que ao menos 80% dos seus ingredientes venham de pequenos produtores. Por conta disso, ela afirma que é comum ocorrerem pequenas adaptações em seus menus, de acordo com a sazonalidade dos produtos, sem comprometer a qualidade.  

Bel Coelho, que também participa de seminários que colocam em pauta o tema dos orgânicos, tem um menu inteiro dedicado aos biomas brasileiros, com ingredientes vindos de diferentes regiões nacionais. Cada prato faz referência a um bioma, como a caatinga, a Amazônia, a Mata Atlântica, os pampas e o Pantanal. Interessante, não?  

4. Claudia Mattos

A chef Claudia Mattos é dona do Espaço ZYM — que, além de funcionar como restaurante, é a sua própria casa. A cozinheira é adepta de um estilo de vida mais sustentável, o que reflete diretamente nas opções de seu menu. O foco é para os produtos frescos e orgânicos, colhidos em uma horta especialmente cultivada para atender ao estabelecimento. 

Além disso, Claudia viaja constantemente para participar de eventos e congressos patrocinados pelo movimento Slow Food ou pelo Transition Towns, uma rede de informações que procura sensibilizar centros urbanos em direção a uma vida mais sustentável. 

5. Renato Caleffi

Pioneiro na gastronomia orgânica e funcional, Renato Caleffi definitivamente não poderia ficar de fora da lista de chefs brasileiros que influenciam o mercado de alimentos orgânicos. Em seu restaurante, o Le Manjue Organique, os ingredientes utilizados para compor os pratos são orgânicos, biodinâmicos ou da agricultura familiar, caracterizados também como funcionais por conta das técnicas de cocção utilizadas, que preservam os seus fitoquímicos. 

Segundo Caleffi, há muita diferença entre um prato feito com produtos orgânicos e outro que não é. Para a pessoa que não está acostumada com orgânicos, isso pode até ser difícil de perceber em um primeiro momento. No entanto, depois de alguns dias consumindo apenas ingredientes naturais e orgânicos, é possível limpar as papilas gustativas. Isso vai deixando algumas frutas mais adocicadas e certos legumes com toques picantes, por exemplo. Trata-se, então, de uma reeducação do paladar. 

Esses foram os principais chefs brasileiros que influenciam o mercado de orgânicos, tanto pelo modo com que trabalham em seus restaurantes quanto por meio dos pratos que assinam. Ainda que seja difícil ser 100% orgânico em um estabelecimento no Brasil, os nomes citados buscam trabalhar a natureza da forma como ela é, colaborando com os produtores rurais e apostando nos benefícios desses alimentos. 

Gostou do assunto que trouxemos no post? Então, aproveite a sua visita no blog para conhecer um pouco mais sobre os alimentos orgânicos e suas características